Home Notícias Saúde Exagerou no fim de ano? Saiba como desintoxicar com uma alimentação saudável

Exagerou no fim de ano? Saiba como desintoxicar com uma alimentação saudável

0

Até mesmo aqueles mais rigorosos em questões de dieta não conseguem se controlar diante das mais variadas tentações que as festas de fim de ano nos proporciona.Depois do peru de Natal e do champanhe do Ano-Novo, seu metabolismo precisa de alguns dias de folga. Se você se encaixa nesse perfil dos que “burlaram” o regime preste bem atenção pois aqui vai algumas dicas para começar 2015 com o organismo em harmonia.

Primeiro de tudo é essencial estar bem hidratado, beba muita água para repor os sais minerais e limpar o corpo – frutas como melão e melancia também ajudam nessa missão. Outra dica bastante valiosa é incluir na dieta alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo e a temperatura interna corporal. Gengibre, pimenta vermelha, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, aspargos, vegetais fibrosos, como brócolis, acelga e couve, e gorduras vegetais, especialmente a de coco, têm esse poder. E para aliviar o inchaço dos dias depois das festas, abuse dos alimentos diuréticos, como a erva-doce ou a beterraba, que favorecem a eliminação de líquidos. Chás gelados são refrescantes e também ajudam nessa tarefa.

Para uma limpeza completa, chá de couve batida no liquidificador é a dica
Para uma limpeza completa, chá de couve batida no liquidificador é a dica

Troque fontes de carboidrato, como arroz, batata e macarrão, por opções menos calóricas. Além de leves, legumes e verduras contribuem para a desintoxicação, pois são alimentos de fácil digestão. Após as festas, o ideal é evitar o consumo excessivo de açúcar; no entanto, não adianta recorrer a refrigerantes diet – apesar de menos calóricos, eles contêm grande quantidade de sódio, colaborando para o inchaço do corpo. Os sucos, por outro lado, estão liberados. “Algumas combinações são digestivas, como abacaxi com hortelã ou limonada batida com uma folha de couve”, sugere a nutricionista Roseli Ueno.

E como o Natal e o Ano-Novo são festas que envolvem muita bebida alcoólica, é preciso cuidado para não sobrecarregar o fígado. Por isso, fique longe de comidas gordurosas nos primeiros dias do ano. Em vez da picanha preparada na churrasqueira, dê preferência a carnes e peixes grelhados. Alimentos típicos do Natal, como castanhas e nozes, devem ser deixados de lado por um tempo, pois apesar de fazerem bem para a saúde, são muito gordurosos.

Para curar a ressaca, água de coco é a dica, pois ela repõe as energias.
Para curar a ressaca, água de coco é a dica, pois ela repõe as energias.

Uma forma muito saudável de liberar as toxinas armazenadas no corpo é exercitar-se. Tire um dia para atividades que aceleram o metabolismo, como andar de bicicleta, nadar ou correr. Sempre lembrando de tomar as devidas precauções, como se alongar antes e após os exercícios.

Saiba como se recuperar dos principais excessos das festas de Natal e Ano-Novo:

Para limpar: chás de salsaparrilha, macela, erva-picão e erva-cidreira são excelentes. Você pode tomar até 1 litro de chá por dia, alternando os tipos, se quiser variar. Depois das refeições, o chá verde e o de hortelã facilitam a digestão. E, para uma limpeza mais completa, tome durante 20 dias um copo de água com 20 ml de couve batida no liquidificador.

Estômago e intestino sensíveis: o melhor é ingerir bastante líquido e carboidratos complexos, como o dos pães integrais, para repor a energia. O chá de boldo (sem açúcar) melhora o enjoo. Evite carne vermelha (para não sobrecarregar o fígado também), queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto e biscoitos.

Para curar a ressaca: beba muita água de coco, rica em potássio, e coma massas e batata, que ajudam a repor a energia. Tomar dois ou três copos de um suco feito com uma maçã, meia cenoura, um talo pequeno de salsão e suco de uma laranja também vai ajudar.

As informações são do Portal Vital

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!