Home Notícias Mundo EUA e 11 países fecham maior acordo comercial da história

EUA e 11 países fecham maior acordo comercial da história

Publicidade

EUA e 11 países fecham maior acordo comercial da história
0
Publicidade

(ANSA) – Após quase oito anos de negociações, os Estados Unidos e mais 11 países da região do Pacífico fecharam nesta segunda-feira (5) o maior acordo comercial regional da história, reunindo 40% do Produto Interno Bruno (PIB) global. As negociações se intensificaram nos últimos nove dias e o texto foi assinado em Atlanta.

O Trans-Pacific Partnership (TPP) , que ainda precisa ser aprovado pelo Legislativo de todos os signatários, reduzirá as barreiras alfandegárias, remodelará as indústrias e regulamentará preços e padrões ambientais. Juntas, as 12 nações que assinaram o TPP (Canadá, Japão, EUA, Austrália, Brunei, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã), representam 40% da produção econômica mundial.

O acordo foi celebrado pelo presidente dos EUA, Barack Obama. “O TPP prevê vínculos mais fortes no mercado de trabalho e na regulamentação ambiental, empenhos que serão respeitados por todos”, disse o mandatário, ressaltando que seu país será beneficiado com a eliminação de 18 mil impostos que atualmente incidem sobre os produtos norte-americanos. “Não podemos deixar que países como a China escrevam as regras da economia global. O acordo abrirá novos mercados aos nossos produtos”, disse.

Por sua vez, o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, afirmou que a conclusão do TPP “é um passo fundamental em direção à construção de uma ampla área de livre comércio de importância global”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!