Estudo mostra que os meteoros estão “roubando” elétrons da atmosfera da Terra

Os meteoros, conhecidos por oferecer um show no céu à noite, pode ser uma das causas da alteração da ionosfera da Terra. Esta é a conclusão de cientistas que apresentaram seu estudo em um encontro anual da American Geophysical Union (AGU, sigla em Inglês), em San Francisco, EUA, relata o  Daily Mail.

A dúvida sobre as causas da perturbação da ionosfera repentina de nosso planeta com a queda do número de elétrons no ar agora pôde ser resolvido. Cientistas dizem ter encontrado evidências de que a poeira deixada pelos meteoros em sua cauda, “roubam” elétrons nos átomos da atmosfera da Terra. Além disso, quando o pó cósmico evapora, ele absorve electrões livres na ionosfera, provocando uma súbita queda do número de partículas carregadas a uma altura de cerca de 84 quilômetros.

Earle Williams, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e seus colegas que conduziram o estudo, estimam que cerca de 100 toneladas de pó de meteoros atravessam a atmosfera da Terra por dia. No entanto, o brilho gerado por estes meteoros são muito fracos para serem vistos a olho nu.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!