Home Notícias Saúde Estudo sugere que vitamina D pode inibir o crescimento do tumor da próstata

Estudo sugere que vitamina D pode inibir o crescimento do tumor da próstata

Publicidade

Estudo sugere que vitamina D pode inibir o crescimento do tumor da próstata
0
Publicidade

A solução para o temido câncer de próstata pode ser mais simples do que se imaginava. A luz do sol pode ser responsável por parar o crescimento do tumor, revelou um estudo. Os cientistas descobriram que a vitamina D, que é produzida quando a pele é exposta à luz solar, impulsionou um gene que pode bloquear uma substância química conhecida por incentivar o crescimento do tumor. As informações são do Daily Mail.

Pesquisadores da Universidade do Colorado, em Denver, descobriram que a vitamina D aumenta a eficácia do gene GDF-15, encontrado suprimido na inflamação no tecido prostático canceroso. A inflamação é um forte fator para o crescimento de tumores em vários cancros, inclusive o da próstata, gástrico e do cólon.

Para realizar o estudo, foi utilizado um sofisticado algoritmo de computador para analisar amostras de células da próstata e comparar a prevalência da proteína GDF-15 e células inflamatórias. A pesquisa foi publicada no Jornal da próstata e descobriu o gene de GDF-15 bloqueando o NFkB – um complexo de proteína que provoca a inflamação e promove a formação e crescimento de tumores.

Embora os cientistas já sabiam que o NFkB pode piorar o câncer, eles não haviam chegado a uma solução para pará-lo. Esta última pesquisa sugere que o uso de vitamina D pode estimular o gene GDF-15, o que poderia ser uma possível técnica futura para o controle do câncer de próstata.

James Lambert, investigador da Universidade do Colorado Cancer Center, disse: “Quando você tomar vitamina D e colocá-lo em células de câncer de próstata, inibe o seu crescimento. Mas não foi provado como um agente anti-cancro. A inflamação é pensada para conduzir muitos tipos de câncer. Portanto, GDF-15 pode ser uma coisa boa para manter o tecido saudável da próstata – que suprime a inflamação, que é um fator ruim e potencialmente conduz o câncer de próstata. Tem havido uma grande quantidade de trabalho em inibir o NFkB. Agora, a partir deste ponto de partida da vitamina D no câncer de próstata, que já percorreu um longo caminho para a compreensão de como podemos usar GDF-15 para atingir NFkB, que pode ter implicações em tipos de câncer muito além da próstata. “

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!