Notícias

UFRN e Harvard mostram importância do Campo Magnético para surgimento da Vida na Terra

Cerca de quarto bilhões de anos atrás a vida surgiu na Terra. A vida surgiu porque nosso planeta possuía uma superfície rochosa, água em estado líquida e uma atmosfera espessa. Mas a vida floresceu graças a um outro ingrediente necessário: a presença de um campo magnético protetor. Um novo estudo sobre uma estrela similar ao Sol jovem chamada de Kappa Ceti demonstrou que o campo magnético desempenhou um papel fundamental no sentido de tornar a terra jovem propícia à vida.

“Para ser habitável, um planeta precisa de calor, água em estado líquido, e necessita ser protegido das ações de um Sol jovem e violento”, diz o principal autor do artigo o Dr. Jose-Dias Do Nascimento, pesquisador no Centro Smithsonian de Astrofísica da Universodade de Harvard (CfA), Boston, USA e professor da Universidade Federal Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil.

Imagem: CfA/Do Nascimento et. al
Imagem: CfA/Do Nascimento et. al

Kappa Ceti está localizada a uma distancia de 30 anos-luz de distância na constelação de Cetus, ou Baleia, e é muito similar ao nosso Sol, porém mais jovem. A equipe calcula uma idade entre 400 a 600 milhões de anos, o que está de acordo com a idade estimada com base em seu período de rotação através de uma técnica pioneira desenvolvida pelo astrônomo do Søren Meibom do CfA. Esta idade corresponde aproximadamente ao tempo em que a vida apareceu pela primeira vez na Terra. Tais resultados provenientes do estudo Kappa Ceti pode nos dar valiosa compreensão sobre a infância do nosso sistema solar.

Como outras estrelas da sua idade, Kappa Ceti é muito ativa magneticamente. Sua superfície está marcada por muitas manchas gigantes e escuras, como as manchas solares, porém muito maiores e mais numerosas. Ela também impulsiona um fluxo constante de plasma ou gases ionizados no espaço. A equipa de pesquisadores mediu que este vento estelar é 50 vezes mais forte do que o vento solar atual.

Observatório do Pico du Midi, Pirineus Franceses. As observações foram conduzidas com o telescópio Bernard Lyot de 2.0-meter no observatório do Pico du Midi nos alpes Franceses e mostraram que Kappa Ceti é uma estrela do tipo solar com idade em torno de 400 a 600 milhões.

Tal vento estelar feroz deve ter esbarrado contra a atmosfera de todos os planetas na zona habitável, com exceção dos planetas protegidos por um campo magnético. No caso extremo de um planeta sem campo magnético externo poderia ocorrer inclusive a perda da maior parte de sua atmosfera. Em nosso sistema solar, o planeta Marte sofrerá este destino e tornou-se de mundo quente com oceanos salgados para um deserto frio e seco.

A equipe modelou o forte vento estelar de Kappa Ceti e seu efeito sobre uma jovem Terra na zona habitável. É esperado que o campo magnético da Terra primitiva tenha sido tão forte como é hoje, ou ligeiramente mais fraco. Dependendo da resultante da força exercida, os pesquisadores descobriram que a região protegida, ou a magnetosfera da jovem Terra quando a vida surgiu na Terra, seria cerca de um terço à metade do tamanho que se tem atualmente.

“A Terra primitiva não tinha tanta proteção como tem agora, porém foi o suficiente”, diz Do Nascimento. Kappa Ceti também mostra evidências de “super-flares” – enormes erupções que liberam 10 a 100 milhões de vezes mais energia do que as maiores erupções já observadas no nosso Sol. Flares onde a energia associada pode soprar a atmosfera de um planeta. Ao estudar Kappa Ceti, os investigadores querem saber com que frequência se produz superflares, e portanto quantas vezes o nosso Sol pode ter passado por tais erupções em sua juventude.

Esta pesquisa foi aceita para publicação no prestigioso jornal Astrophysical Journal Letters e estará disponível online nesta quarta-feira (16).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.