Home Notícias Educação Estudantes poderão usar nota do Enem para ingressar na Universidade do Porto

Estudantes poderão usar nota do Enem para ingressar na Universidade do Porto

Publicidade

Estudantes poderão usar nota do Enem para ingressar na Universidade do Porto
Foto: Divulgação / U.Porto
0
Publicidade

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aceitos pela Universidade do Porto, em Portugal. O convênio entre a instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, foi firmado nesta quarta-feira (9). Com esse acordo, a universidade entra no grupo de instituições portuguesas que assinaram convênios interinstitucionais com o instituto. Ao todo, já são 12  instituições que adotam o Enem como critério de candidatura.

Por se destacar nos rankings internacionais, atualmente a U.Porto é uma das maiores universidades portuguesas e está entre as cem melhores da Europa. “Há toda uma estrutura cuidada e preparada para receber os estudantes brasileiros, pois, somos uma instituição portuguesa com muitos estudantes estrangeiros”, afirmou a vice-reitora, Maria de Fátima Marinho.

O presidente em exercício do Inep, Carlos Eduardo Moreno, destacou que esse acordo é um incentivo para os participantes do Enem. “É importante ressaltar que as avaliações do Inep, em especial o Enem, produzem oportunidades para os estudantes se qualificarem em boas universidades no Brasil e no exterior.”

O investimento para ingresso é de três mil euros. Estudantes estrangeiros com língua portuguesa pagam a metade deste valor.

Universidade do Porto

Com uma escola de gestão, possui 14 faculdades e cursos de licenciaturas e mestrados integrados, mestrados, doutoramentos e educação contínua. Atualmente, conta com cerca de 32 mil estudantes, 650 programas de formação e cursos que abrangem todos os níveis de ensino.

Os participantes do Enem interessados em estudar fora do Brasil podem consultar pela internet as 12 instituições portuguesas:

  1. Universidade de Coimbra
  2. Universidade do Algarve
  3. Universidade de Aveiro
  4. Universidade de Lisboa
  5. Universidade do Porto
  6. Instituto Politécnico da Guarda
  7. Instituto Politécnico de Portalegre (IPP)
  8. Instituto Politécnico do Porto (IPP)
  9. Instituto Politécnico de Leiria (IPL)
  10. Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
  11. Instituto Politécnico de Barcelos (IPCA)
  12. Instituto Politécnico de Coimbra
Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!