Notícias

Estatísticas mostram quadro das crianças à espera da adoção no RN

Das 40 crianças e adolescentes aptos à adoção no RN, 32 são do sexo masculino. O juiz José Dantas de Paiva salienta que do total, cinco tem menos de um ano de idade e outros seis tem até quatro anos. A quantidade de crianças entre 8 e 12 anos é de 12 casos, enquanto o número de adolescentes entre 13 e 17 chega a 21 casos.

Na fila, 29 crianças ou adolescentes são pardas, nove brancas, uma negra e uma indígena. 60% tem irmãos (o que é um dos casos que dificulta a adoção).

Adotar uma criança pode ser o último caminho para quem não consegue engravidar. Pode ser, também, um recurso para casais homossexuais que pretendem ter filhos. Mas pode ser, ainda, uma opção de vida. Seja em qual circunstância for, adotar é sobretudo um gesto de amor.

Realidade nacional
Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, em todo Brasil há 6.116 crianças aptas a serem adotadas. A proporção de pretendentes para cada uma delas chega a 5,5 possíveis adotantes – são 33.978 habilitados.

Segundo os dados do CNA, 55% dos aptos a serem adotados no país têm mais de 12 anos de idade. Por outro lado, apenas 10,84% tem de 0 a 2 anos de idade. Do lado dos pretendentes à adoção, somente 0,55% aceitam receber adolescentes com mais de 12 anos de idade, enquanto 45,61% aceitam receber crianças de 0 a 2 anos de idade.

A maioria das crianças aptas são pardas (48,76%), seguidas das brancas (33,03%) e das negras (17,45%). Por outro lado, dos pretendentes à adoção, 24,6% declaram que somente aceitam crianças brancas.

Habilitação
Quem está motivado a adotar uma criança ou adolescente, deve ingressar com um Processo de Habilitação a Adoção em uma Vara de Infância e Juventude do seu domicílio para, após ser habilitado, passar a constar na listagem de pretendentes no Cadastro Nacional de Adoção (CNA).

Inicialmente, o processo de habilitação consiste na preparação e entrega de toda a documentação exigida, além do candidato submeter-se a entrevista com psicólogo e assistente social e fazer o curso de preparação.

Número de adoções no RN (ano/dado)
2012 – 103
2013 – 171
2014 – 119
2015 – 47 (até 30/06)

Foto: Agência Brasil 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.