Home Agenda Cultural Espetáculo “O Pequeno Príncipe” estreia no Nordeste em outubro

Espetáculo “O Pequeno Príncipe” estreia no Nordeste em outubro

Publicidade

Espetáculo “O Pequeno Príncipe” estreia no Nordeste em outubro
0
Publicidade

“Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos”. Essa é a história de um Pequeno Príncipe, uma rosa única e uma sábia raposa. Cativados pelas relações de afeto que os unem, estes personagens fazem refletir sobre o encantamento de estar entregue aos sentidos e às relações. Com direção do argentino Néstor Monasterio, a obra literária, que é uma das mais vendidas no mundo, ganha um novo olhar teatral desconstruído e incrivelmente humanizado sobre a solidão de quem se sente só nesse ou em outro planeta.

Com realização do Ministério da Cultura e da Opus Promoções, o espetáculo O Pequeno Príncipe estreia no Nordeste depois de temporada no Sul. As apresentações acontecem em Fortaleza, dias 07 e 08 de outubro, no Teatro RioMar Fortaleza; Recife, dias 12 e 13 de outubro, no Teatro RioMar Recife; e Natal, dia 16 de outubro, no Teatro Riachuelo Natal.

A obra do escritor, ilustrador e aviador francês Antoine de Saint-Exupéry atinge certeiramente gerações de crianças, jovens e adultos. São mais de 70 anos viajando pelo imaginário de homens e mulheres, abordando as dores do mundo e dos seres humanos. Adaptada a gerações, culturas e diferentes perspectivas, a história – que integra a lista de obras mais traduzidas da literatura – pode ser sentida de diferentes formas toda vez que é recontada.

Sem equações e fórmulas definidas, a fábula será encenada por 11 atores. O roteiro irá mesclar a história de uma companhia de teatro que se reúne em um galpão de ensaio para imergir no processo de criação da montagem de O Pequeno Príncipe com trechos do texto original da obra. Entre momentos cotidianos e a transparência de um personagem em construção, o enredo desta fascinante viagem é contado ao público com interrupções surpreendentes que farão questionar o real e o fictício.

Atuação, dança, coreografia e música ao vivo serão equalizados com sutis projeções e delicados elementos de cena. O cenário em construção, será morada de móveis, bosques, bonecos, um castelo e um avião. Para adicionar toques de fantasia, acessórios e figurinos, desenhados pela figurinista Coca Serpa, serão os encarregados de dar alusão aos personagens da história original de Antoine de Saint-Exupéry.

Para o diretor Néstor Monasterio, a ideia é brincar com pequenas mágicas e traduzir por meio da iluminação as diferentes luzes dos diferentes planetas da história do Pequeno Príncipe. Além disso, Monasterio ressalta que o musical, que apresenta 14 canções, é dinâmico e se propõe a contar a história por meio de elementos de metalinguagem que permitem ver o outro lado, a mágica acabada. “Não fazemos teatro infantil, fazemos um teatro que as crianças também podem assistir. É uma peça para toda família, com muita poesia”, conclui.

Entre cantos e diálogos, o grupo de atores reflete sobre a importância de buscar a felicidade também nos momentos trágicos da vida. E é assim, como um bloco de carnaval, que o espetáculo se despede do público e o convida para celebrar a dádiva de se cativar um amigo.

PRÊMIOS – O Pequeno Príncipe Em Busca de Um Amigo:

1988
4º Festival Nacional de Teatro Infantil de S.J.R.P.- SP
– Melhor Direção e Melhor Música

Troféu Tibicuera – Melhores de 88
– Melhor Música

Troféu Quero-Quero Prêmio SATED/RS
– Melhor Espetáculo (Indicado em todas as Categorias)

Prêmio MAMBEMBE/MINC – SÃO PAULO 88
– Indicado na Categoria Grupo, Movimento, Personalidade, por seu trabalho dedicado para a infância e a juventude.

1995

Troféu Tibicuera – Melhores de 95
– Melhor Trilha Sonora

Serviço

O PEQUENO PRÍNCIPE

Realização: Opus Promoções e Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, Ordem e Progresso

Classificação: Livre
Duração: 75min
Dias 07 e 08 de outubro, no Teatro Riomar Fortaleza (CE)
Dias 12 e 13 de outubro, no Teatro RioMar Recife (PE)
Dia 16 de outubro, no Teatro Riachuelo Natal (RN).

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!