Home Notícias Ciência Especialistas dizem que vida extraterreste poderia se desenvolver com CO2 em vez de água

Especialistas dizem que vida extraterreste poderia se desenvolver com CO2 em vez de água

Publicidade

Especialistas dizem que vida extraterreste poderia se desenvolver com CO2 em vez de água
0
Publicidade
Foto: © deviantart.com / Zen-Master

A busca por vida extraterrestre tem se concentrado até agora em planetas que poderiam acumular água, mas os cientistas acreditam que devemos ir mais longe. Um estudo diz que planetas com CO2 supercrítico poderia abrigar espécies exóticas. Este tipo de CO2 é gerado quando os líquidos e os gases atingem a sua temperatura e pressão limite, resultando em um fluido supercrítico que possui características de ambos os líquidos e as características do gás. O dióxido de carbono supercrítico é alcançado quando a temperatura excede os 305 graus Kelvin (32 ° C) e a pressão excede 72,9, o nível normal no ambiente ao nível do mar. As informações são do Actualidad RT.

Na Terra, tal variedade de dióxido de carbono é usado para limpeza a seco ou na esterilização de equipamentos médicos, mas astrobiólogos da Washington State University (Universidade Estadual de Washington) acreditam que também pode ser capaz de se tornar a base para a vida.  O professor Dirk Schulze-Makuch e a sua equipe compararam o desempenho das enzimas de dióxido de carbono e da água e descobriram que eles eram mais estáveis ​​no CO2 supercrítico.

O dióxido de carbono supercrítico faz que as enzimas sejam mais seletivas com as moléculas que se ligam, resultando em menos reações colaterais. Os pesquisadores também notaram que um certo número de espécies bacterianas toleram dióxido de carbono supercrítico.  “Seria ótimo perfurar as áreas com dióxido de carbono supercrítico na Terra e investigar esses ambientes em detalhes, mas isto é, obviamente, difícil por causa das limitações práticas e os enormes custos”, disse Schulze-Makuch ao portal Space.com.  Os investigadores acreditam que o dióxido de carbono supercrítico pode estar presente em Vênus , cuja atmosfera consiste principalmente em dióxido de carbono.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!