Home Notícias Saúde Especialista desvenda mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Especialista desvenda mitos e verdades sobre a saúde dos olhos

Especialista desvenda mitos e verdades sobre a saúde dos olhos
Foto: Pixabay
0

Um dos principais sentidos do Homem, a visão requer cuidados especiais que devem se tornar um hábito desde cedo. Doenças como hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento.

No próximo domingo (10/07) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. Para comemorar a data, o oftalmologista Gustavo Takahashi, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, esclarece alguns mitos e verdades sobre a saúde dos olhos.

1. Olhar diretamente para o sol faz mal para os olhos? Verdade. O sol produz vários tipos de luzes, sendo a Ultravioleta (UV) a mais prejudicial e que pode levar a queimaduras oculares, sérios danos à retina e ao cristalino, ocasionando a catarata, por exemplo.

2. Terçol melhora com moeda ou anel quente? Mito. O calor excessivo de um metal quente pode queimar as pálpebras. Neste caso, o especialista recomenda o uso de compressas mornas.

3. Usar colírio sempre faz bem? Mito. O colírio é um medicamento e seu uso está indicado em situações específicas diagnosticadas por um oftalmologista.

4. Ver TV deitado prejudica os olhos? Mito. Deitado, sentado, no escuro ou no claro, não há prejuízo para os olhos. Segundo Takahashi, o que pode ocorrer é um desconforto causado pela sonolência que exige dos olhos um esforço maior para focar as imagens.

5. Catarata é hereditário? Em parte. Na maioria das vezes a catarata está relacionada ao envelhecimento. Mas, há casos de catarata congênita, que pode ser hereditária.

6. Ler no escuro faz mal? Depende. Não prejudica a vista, mas uma iluminação adequada facilita a leitura. “O escuro pode causar um desconforto, diminuir a velocidade da leitura e consequentemente o interesse pela atividade”, analisa.

7. Cenoura faz bem para a visão? Verdade. Assim como outros vegetais ricos em vitaminas A e luteína, a cenoura tem propriedades essenciais para os olhos, melhorando especialmente a eficiência da visão noturna. “Mas isso não significa que comer muitos alimentos com essas características irá regredir algum problema que você já tenha”, diz Takahashi.

8. Coçar os olhos pode causar lesões na córnea? Verdade. Dependendo da intensidade do ato e da doença pré-existente a ação pode provocar lesões na córnea.

9. Passar muito tempo na frente do computador piora a visão? Mito. Embora o uso do computador esteja relacionado ao sintoma de olho seco e sensação de cansaço não há evidência de piora da visão.

10. A miopia pode voltar após a cirurgia a laser?  Verdade. A miopia, astigmatismo e a hipermetropia podem voltar a qualquer momento após a cirurgia a laser. “Se o grau continuou progredindo é porque isso aconteceria mesmo sem a cirurgia”, esclarece.

Visitas regulares a um oftalmologista podem prevenir doenças e evitar o agravamento de eventuais problemas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!