Notícias

Especialista alerta para os perigos da automedicação

Os rins estão entre os órgãos mais agredidos pela automedicação. O grande problema é que eles não acusam a lesão imediatamente, pois têm uma reserva funcional e só vão mostrar a gravidade quando estiverem irreversivelmente comprometidos. O alerta é do médico nefrologista da Fundação Pró-Rim, Dr. Paulo Cicogna.

Ele chama a atenção para os perigos da automedicação, um comportamento da maior gravidade e que grande parte da população demonstra total falta de conhecimento ao praticá-lo de forma crescente e sistemática. “Muita gente abre a gaveta e tem à disposição uma cartela de compridos para aliviar a dor de cabeça ou para combater alguma suposta inflamação. Isso acontece com uma freqüência cada vez maior até incorporar-se ao cotidiano, com uma naturalidade impressionante. Afinal, que se automedica uma vez, acaba fazendo isso sempre”, observa o médico.

Outro fator preocupante para os rins e para o coração dos homens, segundo ele, é o uso de medicamentos para a impotência sexual. Paulo Cicogna revela que o comércio desta formulação cresce assustadoramente. “É uma droga relativamente nova, porém, perigosa, sem controle e que em pouco tempo se tornou em uma das mais vendidas nos balcões das farmácias.”

Ele também adverte que “todo medicamente é considerado droga. Tanto faz se lícita ou não. Analgésico não é inofensivo. Os seus efeitos colaterais podem matar ou deixar graves sequelas. Tudo depende da dose e da continuidade do consumo”, esclarece o Dr. Paulo Cicogna.

Por todos os riscos que a automedicação representa, há necessidade de evitar essa prática e sempre consultar um médico antes de consumir qualquer medicamento, independente da sua finalidade, conclui o especialista em doenças renais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.