Home Notícias Brasil RN Natal Espaços de amamentação e assistência médica são inaugurados no presídio feminino de Natal

Espaços de amamentação e assistência médica são inaugurados no presídio feminino de Natal

Espaços de amamentação e assistência médica são inaugurados no presídio feminino de Natal
Foto: Divulgação / SMS
0

A Comissão de Saúde Prisional da SMS e a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) realizaram a inauguração das salas de atendimento médico e materno-infantil no Pavilhão Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves, na manhã desta quinta-feira (12).

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o acesso à saúde das pessoas privadas temporariamente de liberdade é garantido pela Constituição Federal, ou seja, é um dever do poder público assegurar a prevenção e a promoção da saúde. Nas ações realizadas, já foram detectados casos de tuberculose e de HIV, por exemplo e iniciados os tratamentos adequados, para não comprometer a saúde das outras detentas.

“Já começamos toda a parte de rotina laboratorial e a cada 15 dias, os profissionais de saúde das nossas unidades são trazidos para dentro do presídio para as consultas. Até dezembro, estaremos ofertando os mesmos serviços ginecológicos que são realizados lá fora e as que necessitarem, terão seus tratamentos garantidos pela SMS”.

Os espaços e equipamentos foram adquiridos pela Sejuc por meio de convênio com o Ministério da Justiça e a SMS garantirá toda a parte de insumos, medicamentos e profissionais para garantir às detentas uma assistência médica de qualidade, para preservação da saúde de todas.

A SMS realiza ações de saúde de forma pontual na unidade, como atividades voltadas ao pré-natal, planejamento familiar, prevenção do câncer de útero e DST/Aids, hipertensão arterial, escabiose, exames de sangue. Também ações de saúde bucal, palestras educativas voltadas à saúde da mulher, confecção e atualização do Cartão SUS e do cartão de vacinação, preventivos, imunização baciloscopias para diagnóstico de tuberculose, entre outras doenças.

Além das salas de atendimento e da sala materno-infantil, foram inauguradas também uma sala para assistência social, um auditório voltado a palestras educativas e a implantação da Farmácia da Atenção Básica. Com isso, será possível ampliar as ações de promoção à saúde da população privada de liberdade em Natal.

Participaram também da inauguração oficial a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da SMS, Saudade Azevedo; o secretário Sejuc, Cristiano Feitosa Mendes; a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Teresa Freire e a de Estado da Juventude, Divoneide Basílio.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!