Home Cultura Escritor e músico Bob Dylan recebe Nobel de Literatura

Escritor e músico Bob Dylan recebe Nobel de Literatura

Publicidade

Escritor e músico Bob Dylan recebe Nobel de Literatura
Foto: Reprodução / Dylanesco.com
0
Publicidade

(ANSA) – A Academia Sueca anunciou nesta quinta-feira (13) que o escritor e músico norte-americano Bob Dylan, 75 anos, é o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2016. Segundo o comitê, ele “criou novas expressões poéticas no âmbito da grande tradição musical norte-americana”.

O prêmio deveria ter sido anunciado na última quinta-feira (6), mas foi adiado sem muitas explicações. Conforme fontes ligadas à entidade comentaram, não havia consenso entre os 18 jurados sobre a escolha.

Nascido Robert Allen Zimmerman, Dylan é natural Duluth, Minnesota, e é considerado um dos maiores músicos do século passado. Sua carreira musical ganhou destaque quando se mudou para Nova York, na década de 1960, tornando-se mundialmente famoso.

Vencedor de 10 prêmios Grammy, o “Oscar” da música, o artista já passou por diversos ritmos musicais – do pop ao rock. Entre suas principais canções, estão “Blowin’ in the Wind”, “The Man in Me” e “Knockin’ on Heaven’s Door”. Já na literatura, Dylan escreveu seu primeiro livro em 1966, “Tarântula”, que só foi publicado em 1971, e em 2004, lançou “Chronicles: Volume One”.

O anúncio desta quinta-feira coloca fim à série de prêmios Nobel entregues em 2016. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recebeu o Nobel da Paz pelo acordo de paz alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) – que pôs fim a 52 anos de conflito armado.

Já Oliver Hart e Bengt Holmström receberam a premiação de Economia por suas contribuições à chamada “teoria de contratos”, enquanto o de Medicina foi entregue ao japonês Yoshinori Ohsumi por seus estudos sobre a “autofagia celular”.

O trio de cientistas David Thouless, Duncan Haldan e Michael Kosterlitz recebeu o Nobel de Física pela descoberta da “face” exótica da matéria. O prêmio de Química foi entregue a Jean-Pierre Sauvage, Fraser Stoddart e Bernard Feringa pelo desenvolvimento de “máquinas moleculares”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!