Home Notícias Saúde Escolas de Natal recebem ações da campanha de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Escolas de Natal recebem ações da campanha de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Publicidade

Escolas de Natal recebem ações da campanha de Hanseníase, Verminoses e Tracoma
Foto: Manoel Barbosa
0
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza de 21 a 25 de setembro mais uma etapa da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma nas escolas do município de Natal. A ação é realizada em parceria com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e também com a Secretaria de Saúde de Natal.

A Campanha é direcionada aos escolares de 5 a 14 anos do ensino fundamental da rede pública. O objetivo é esclarecer sobre essas doenças, realizar exames de busca ativa para o diagnóstico precoce e tratamento imediato de tracoma e hanseníase, além da administração de medicamento contra verminose.

Nesta etapa serão visitadas nove escolas municipais e uma estadual, nos bairros de Igapó, Potengi, Bom Pastor, Guarapes, Cidade Satélite, Vila de Ponta Negra, Santos Reais, Passo da Pátria, Mãe Luiza e Cidade Nova. A expectativa é avaliar mais de 5.500 crianças no município de Natal.

Desde o início de agosto a ação vem sendo realizada nos municípios com alta carga das doenças, denominados municípios prioritários. No Rio Grande do Norte, 13 municípios são considerados prioritários: Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibu e Touros.

Na campanha de 2014 foram realizados no Rio Grande do Norte 44.992 exames oculares em escolares sendo diagnosticados 437 casos de tracoma, além de 1.666 pessoas examinadas em domicílio, somando mais 29 casos, sendo todos tratados oportunamente. Um total de 29.127 crianças entre 5 e 14 anos foram tratadas com medicamento para as verminoses. Foram avaliados 35.813 escolares do ensino fundamental acerca da hanseníase, desses, 22.442 responderam a ficha espelho e 1.789 foram suspeitos dermatológicos para investigação da doença e 904 foram examinados nas unidades de saúde, não havendo pacientes diagnosticados.

Saiba mais

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. Também pode compromete articulações, olhos, testículos, gânglios e outros órgãos. O contágio ocorre de pessoa a pessoa. O doente que apresenta a forma infectante da doença, sem tratamento, elimina bacilos pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosse, espirro), e assim transmite para outras pessoas.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada também por uma bactéria. Já a verminose é uma infecção intestinal provocada por parasitas e pode ser tratada por medicamentos via oral.

As verminoses ou geo-helmintíases consistem em infecções intestinais causadas por parasitas que podem ser tratadas por medicamentos via oral.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!