Home Notícias Ciência Empresa lança primeiro smartphone que garante a navegação anônima usando o Tor

Empresa lança primeiro smartphone que garante a navegação anônima usando o Tor

Publicidade

Empresa lança primeiro smartphone que garante a navegação anônima usando o Tor
0
Publicidade

O novo smartphone poderia se tornar o dispositivo disponível comercialmente mais seguro do mundo, de acordo com seus criadores. O BOSS Phone foi desenvolvido especificamente para a segurança e privacidade, integrando o sistema operacional do Android Lollipop com o software que garante o anonimato online. As informações são do Daily Mail.

O telefone irá custar US$355, e tem uma tela de sete polegadas, além de rotas de todo o seu tráfego através de The Onion Router, a rede on-line que permite o anonimato. Isso significa que os usuários podem fazer upload de fotos e vídeos, aplicações de uso e enviar e-mails, sem medo de poder ser interceptado por terceiros.

BOSS2

David Briggs, o empresário de San Diego por trás do projeto para o desenvolvimento do telefone, primeiro veio com a ideia depois que ele tentou, mas não conseguiu fazer upload de um vídeo do YouTube enquanto participava do casamento de seu irmão na Turquia. O acesso ao YouTube foi bloqueado por dois meses após gravações que pareciam ser de conversas de funcionários turcos discutindo na Síria vazaram lá. Briggs disse que queria dar às pessoas a liberdade de usar seus smartphones sem restrições.

The Onion Router, ou Tor, como também é conhecido, usa camadas de criptografia que podem ajudar a defender contra análise de tráfego. Briggs, que havia desenvolvido um protótipo de seu dispositivo está agora em busca de apoio no site crowdfunding Indiegogo. Ele disse: “BOSS Phone está sendo fabricado com a privacidade do usuário em foco. Os dispositivos serão testados pelo Tor/Guardian para determinar que o software incluído está configurado corretamente. Esta rede especial e navegador é usado por pessoas comuns, militares, jornalistas, policiais, ativistas e quem quer comunicações absolutamente seguras e navegação na Internet. Como os nossos dispositivos móveis se tornam mais poderosos e essencial à nossa vida diária, eles estão cada vez mais utilizado para tarefas mais importantes, como bancário e comercial, e estão, portanto, crescendo exponencialmente a mais vulneráveis ​​e a uma grande variedade de predadores online”.

O smartphone irá utilizar o The Onion Router, ou Tor, como também é conhecido, que usa camadas de criptografia para ajudar a defender contra análise de tráfego. Foto: Divulgação
O smartphone irá utilizar o The Onion Router, ou Tor, como também é conhecido, que usa camadas de criptografia para ajudar a defender contra análise de tráfego. Foto: Divulgação

No entanto, o uso do TOR pode ser controverso, pois ele também é explorado por criminosos e pedófilos para ajudar a mascarar atividades online ilegais. O navegador abriga o que é conhecido como o líquido escuro, ou deep web, uma subseção oculta da internet que não aparece em pesquisas e é usado para compartilhar informações hackeadas, tráfico de drogas e de mercadorias ilegais.

Biggs afirma que o telefone terá uma autonomia de mais de 20 horas e sua grande tela – em sete polegadas que será um dos maiores telefones no mercado – deve ser atraente para os usuários. Ele espera começar a vender modelos comerciais do BOSS Phone em outubro deste ano. Sobre os modelos atuais de smartphones com telas consideradas pequenas, Briggs disse: “Eles são inúteis para quase tudo, exceto mensagens de texto e chamadas. E mesmo assim, se você tem dedos grandes você está em apuros. Com o BOSS você não está limitado pelo tamanho”.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!