Home Notícias Brasil RN Empresa Júnior da UFRN ajuda população a declarar Imposto de Renda

Empresa Júnior da UFRN ajuda população a declarar Imposto de Renda

Publicidade

Empresa Júnior da UFRN ajuda população a declarar Imposto de Renda
Foto: Divulgação
0
Publicidade

A ACont, empresa júnior de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza, a partir desta terça-feira, 1, a ação de extensão Imposto de Renda – Pessoa Física 2016, que tem o objetivo de ajudar a população da grande Natal na declaração do tipo simples. O atendimento é aberto ao público e acontece das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira na sala A3 do Setor de aulas V.

Para as pessoas com rendimentos de até R$ 70.300 o serviço terá custo mínimo de 3Kg de alimentos não perecíveis (exceto sal). Para as pessoas com rendimentos acima desse valor será necessária a doação de dois pacotes de fraldas geriátricas. Já os servidores da UFRN devem doar um kit de limpeza pessoal composto por um sabonete, um creme dental, uma escova de dentes, um xampu e um condicionador.

Segundo Vinícius Santana, Diretor da ACont, essa divisão da forma de doação visa atender às necessidades das instituições filantrópicas beneficiadas pelo projeto, pois, além dos alimentos não perecíveis, as mesmas relataram a carência de itens de higiene pessoal.

Para realizar a declaração é necessário que o contribuinte compareça à sede do projeto com os seguintes documentos: comprovante de rendimentos de 2015, comprovantes de despesas com saúde, educação, registros ou carnês de financiamentos, dados de bens (carros e casas, por exemplo), além de movimentação de poupanças e contas correntes.

O projeto envolve cerca de 50 alunos do curso Ciências Contábeis da UFRN entre voluntários e trainees. Os integrantes da ACont passaram por treinamentos específicos para os sistemas de Receita Federal durante todo o mês de fevereiro deste ano.

A ação é realizada desde 2006 e, no ano passado, foram feitas 1.038 declarações, arrecadando mais de uma tonelada e meia de alimentos e materiais de limpeza, que foram distribuídos em instituições como abrigo Juvino Barreto, Lar da Vovozinha, Lar Espírita Alvorada Nova (Lean), Casa Nazinha Lamartine, Casa do Estudante (Cern), Escola Estadual Isabel Gondim e o Projeto Esportivo Souza e Tecy.

O projeto atenderá até o dia 29 de abril, último dia de declaração. No entanto, a coordenação do projeto aconselha a população a buscar atendimento nos primeiros dias como forma de evitar filas de espera. Outras informações podem ser consultadas na página do Facebook da empresa ou pelo e-mail [email protected]

Malha fina

Durante o período, um grupo de alunos fará analise da malha fina, auxiliando as pessoas que forem alertadas sobre problemas durante o preenchimento da declaração a corrigir erros junto à Receita Federal. Nesse caso, será cobrado um valor diferente, como produtos de limpeza ou fraldas geriátricas, dependendo de cada situação.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!