Notícias

Em uma sessão longa, parlamento grego aprova segundo pacote de reformas

(ANSA) – Em uma sessão que durou até as 4h da manhã (hora local) desta quinta-feira (23), o Parlamento da Grécia aprovou o segundo pacote de reformas solicitado pelos credores internacionais. A votação deu a vitória ao governo com mais folga do que a primeira, ocorrida na semana passada. Foram 230 votos para o “sim”, 63 contra e cinco abstenções – na primeira, foram 229 contra 64. O pleito ainda mostrou que a rebeldia do partido de Alexis Tsipras, o Syriza, está “sob controle”. Desta vez, apenas 36 dos correligionários (contra os 39 do primeiro pleito) votaram “não”. Entre os que mudaram de postura, está o ex-ministro de Finanças Yanis Varoufakis, que afirmou que a aprovação “vai dar tempo para o governo”. Mesmo assim, ele destacou que o pacote está “destinado ao fracasso”.

Sob a mesa do Parlamento estão as modificações do código de procedimentos civis e a adoção das regras europeias sobre a resolução bancária das falências. Com a aprovação, os negociadores voltam aos debates a partir de amanhã (24) para liberar mais de 80 bilhões de euros para o país – já que no dia 20 de agosto, o país precisará pagar 3,2 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE).

Em seu discurso defendendo a reforma, Tsipras destacou que o compromisso firmado em Bruxelas foi difícil, mas as alternativas seriam a saída da zona do euro ou a falência total da nação. Ele também garantiu que esse plano garantirá ajuda que cobrirão totalmente as exigências gregas para os próximos três anos e dará início ao debate sobre a reestruturação da dívida.

Os credores internacionais – BCE, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional – realizaram uma “rápida avaliação” sobre o voto grego e concluíram que “as autoridades gregas atuaram legalmente o segundo pacote de medidas acordadas no encontro com o eurogrupo em tempo e modo satisfatórios”.

Segundo o porta-voz da Comissão Europeia, a medida está no “caminho para reconstruir a confiança entre a Grécia e os parceiros internacionais” e que, graças a essa aprovação, será dado andamento “o mais rápido possível” para liberar a nova ajuda.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.