Notícias

Em Kundus, ataque liderado pelos EUA mata 9 membros do Médicos Sem Fronteiras

(ANSA) – Um ataque aéreo liderado pelos Estados Unidos na cidade de Kundus, no Afeganistão, atingiu um hospital da organização Médicos Sem Fronteiras e deixou ao menos 20 mortos e 37 feridos neste sábado (03). De acordo com nota divulgada pela entidade, nove vítimas faziam parte da ONG.

Segundo o MSF denunciou em suas redes sociais, o ataque durou cerca de meia hora em uma área que “todas as partes do conflito, incluindo Cabul e Washington, conheciam as coordenadas das nossas estruturas há meses”. O porta-voz das forças norte-americanas no Afeganistão, coronel Brian Tribus, informou que a operação “poderia ter causado danos colaterais a uma estrutura médica da cidade” e que “o incidente está sendo investigado”. Já os militares afegãs alegam que, no hospital, “se escondiam de 10 a 15 terroristas” que foram mortos, mas reconheceram que “também médicos morreram”.

Hospital do Médicos Sem Fronteiras em Kundus, no Afeganistão (Foto: Reprodução / MSF)
Hospital do Médicos Sem Fronteiras em Kundus, no Afeganistão (Foto: Reprodução / MSF)

O comissário da União Europeia para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, afirmou estar “profundamente chocado sobre a morte do staff médica da MSF”. Até mesmo os talibãs, que estão sendo atacados pelos EUA, afirmou que o “ataque selvagem” é condenável. A ONG Emergency, que também trabalha com hospitais de campanha na região, condenou o atentado e prestou “solidariedade” aos colegas do MSF. “Bombardear um hospital onde se curam feridos é um ato de violência inaceitável. Um hospital é um local de cura e como tal é tutelado. É preciso que os hospitais sejam respeitados por todos os lados do conflito, como previsto na Convenção de Genebra”, afirmou em nota a organização.

A Emergency também informou que as pessoas que estavam sendo atendidas pelos Médicos Sem Fronteiras serão transferidos para seus hospitais. A região de Kundus está sendo bombardeada pelos EUA e por forças locais desde o dia 29 de setembro, quando amanheceu nas mãos do grupo terrorista Talibã. Essa é a primeira cidade que os extremistas conseguem reconquistas desde que o regime talibã foi derrubado pelos norte-americanos em 2001.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.