Home Notícias Mundo Em ‘fogo amigo’, ataque dos EUA mata 10 soldados iraquianos

Em ‘fogo amigo’, ataque dos EUA mata 10 soldados iraquianos

Em ‘fogo amigo’, ataque dos EUA mata 10 soldados iraquianos
Caça dos EUA (Foto: US Navy)
0

(ANSA) – Uma ação coordenada entre Estados Unidos e Iraque contra membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) neste sábado (19) acabou provocando a morte de, ao menos, 10 soldados iraquianos na região de Faluja.

Em um comunicado das Forças Armadas dos EUA, os norte-americanos confirmaram as mortes por “fogo amigo” e ressaltaram que os ataques aéreos faziam parte de uma ação de resposta com dados do governo do Iraque. O Exército também comunicou que já abriu uma investigação sobre a ação e que convidou os chefes militares iraquianos a participarem das análises.

“A coalizão está investigando o incidente e dará mais detalhes assim que possível”, escreveram os líderes da missão. Para o chefe do Pentágono, Ash Carter, o incidente “foi provocado por erros de ambos”. Ele ainda informou que já contatou o primeiro-ministro de Bagdá, Haider al-Abadi, para oferecer condolências.

“Ficamos decepcionados e haverá uma investigação, mas essas coisas acontecem quando se combate lado a lado”, disse Carter durante uma entrevista na base militar de Kearsarge, no Golfo Pérsico.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!