Home Notícias Mundo Em congresso histórico, Kim Jong-un exalta bomba nuclear

Em congresso histórico, Kim Jong-un exalta bomba nuclear

Publicidade

Em congresso histórico, Kim Jong-un exalta bomba nuclear
Foto: Reprodução / KCTV
0
Publicidade

(ANSA) – Na abertura do primeiro congresso em 36 anos do partido governista da Coreia do Norte, o ditador Kim Jong-un comemorou nesta sexta-feira (6) os testes com bombas nucleares de hidrogênio e o lançamento de novos satélites do país, duas ações que geraram recentemente protestos e sanções da comunidade internacional. “Neste ano, nossos militares e nosso povo obtiveram êxito nos primeiros testes de bomba de hidrogênio e no lançamento de um novo satélite, aumentando a dignidade e o poder do país”, disse Kim, referindo-se aos acontecimentos do dia 6 de janeiro e 7 de fevereiro, respectivamente.

O discurso do líder norte-coreano durou cerca de 15 minutos e foi transmitido pela emissora estatal KCTV. Ele definiu o histórico congresso do Partido dos Trabalhadores como “um dia memorável” e “o início de uma nova era”. Cerca de três mil delegados do partido se reuniram na casa da Cultura 25 de Abril para o primeiro dia do evento, que prosseguirá no fim de semana. Um grupo de jornalistas estrangeiros acompanhou o congresso, mas precisou manter uma distância de 200 metros do edifício principal onde ocorria a discussão. O que chamou mais atenção, porém, foi o novo look do ditador, que tentou se distanciar de roupas tradicionais e apostou em toques de estilo ocidental. O congresso, que é o sétimo na história do Partido dos Trabalhadores, continuará amanhã.

A imprensa norte-coreana tem feito pouco comentários sobre o evento, mas especialistas políticos acreditam que Kim consolidará sua estratégia política de desenvolver armas nucleares e a economia norte-coreana simultaneamente. Em março, no entanto, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou mais uma rodada de sanções contra Pyongyang.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!