Notícias

Docentes da UFRN aprovam indicativo de greve

Em Assembleia realizada nesta semana, os Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovaram o indicativo de greve para o dia 11 de novembro.

Após quase três horas de debate, realizado no pátio do setor II de aulas da UFRN, localizado em frente à sede do Sindicato, e apenas um voto contrário, os professores decidiram pela realização de um plebiscito para definir sobre a greve nacional unificada do dia 11. Isso porque, pelo Estatuto da entidade, a decisão sobre a realização de greve só pode ser feita em plebiscito.

A decisão vai ser plebiscitada entre os dias 3 e 7 de novembro. Àqueles que votarem pela adesão à greve terão a opção de escolher entre um dia ou uma semana de paralisação e mobilizações na Universidade.

Ameaças à Educação

A Assembleia foi palco de inflamados debates sobre o avanço da PEC 241. Para o presidente do Sindicato, Wellington Duarte, o momento não admite omissão dos docentes e a Assembleia “se apresentou como um espaço legítimo, democrático e representativo para que a categoria debater sobre os efeitos nocivos da PEC 241 para Educação Pública, para a Carreira Docente, para expansão das Universidades, enfim, para todo o funcionalismo público, e se posicione diante dos acontecimentos”.

Para a diretoria do Sindicato, reduzir os investimentos públicos em educação, ciência, tecnologia, inovação e saúde vai na contramão dos objetivos de efetivamente tirar o Brasil da crise. A experiência mundial nos mostra que, sem investimentos consistentes e permanentes (nos setores apontados) não há desenvolvimento econômico.

Greve Geral

O movimento é nacional, integra a agenda da Frente Brasil Popular, e é contra outras propostas que tramitam no Congresso, como o PLS 54/2016, antigo projeto de lei complementar (PL) 257, que legisla sobre a renegociação da dívida dos estados e sinaliza para o mercado com medidas de contenção de custos que vão do arrocho salarial dos servidores públicos à privatização de empresas estatais, as Reformas da Previdência e do Ensino Médio.

“O que está em discussão é futuro da Educação Pública e das Universidades”. A frase é do presidente do Sindicato, Wellington Duarte. O dirigente critica a falta de diálogo do governo com a sociedade e a rapidez na tramitação das propostas, especialmente desse arranjo constitucional no Congresso Nacional, que é a PEC 241.

Encaminhamentos

Além de um plebiscito para greve, a Assembleia aprovou o encaminhamento do Sindicato contra a PEC 241 e a continuidade na participação da diretoria da entidade nos debates sobre a proposta de emenda à Constituição e a realização de ações políticas-culturais. Um Ato já está sendo organizado pela entidade para o dia 26 de novembro, na Praça da árvore de Mirassol.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.