Notícias

Diabetes, uma das principais causas de óbitos no mundo

A Diabetes é considerada uma endemia por muitos profissionais da saúde, e junto com outras doenças já se tornou a principal causa de óbitos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e é uma doença que atinge nove milhões de brasileiros segundo informações da pesquisa do IBGE de 2016.

Diabetes Mellitus é causada pela inoperância do pâncreas, fazendo com que o açúcar dos alimentos não seja processado da maneira correta, fazendo com que a produção de energia  abaixe e o aumente o índice de açúcar no sangue, situações  que debilitam a saúde de uma maneira geral.

Entre os principais sintomas destacam-se: muita vontade de urinar, boca seca, transpiração excessiva, cansaço, aumento ou perda brusca de peso, tontura, impotência sexual, ferimentos com cicatrização lenta, feridas que surgem por conta do diabetes e afetam os nervos, na maioria das vezes nos membros, nos rins e no coração.

A Diabetes ao contrario de outras enfermidades, não é uma doença única, e sim um conjunto de doenças que tem certas semelhanças, basicamente o aumento de glicose no sangue provocado por dois fatores, que caracterizam os tipos de Diabetes.  A Diabetes Tipo 1 se caracteriza pela pouca produção de insulina através do pâncreas, nestes casos a doença ocorre normalmente na juventude, e por conta do indivíduo não produzir insulina ele necessita repô-la de algum jeito para poder queimar o açúcar no sangue (insulino -dependente)   necessitando  tomar o hormônio  todos os dias e  por toda a vida.

Já na Diabetes tipo 2, as células são resistentes a insulina e,  neste caso,  a doença acontece mais tarde, por volta dos 40 anos de idade e a pessoa não é insulino-dependente.

É frequente também a Diabetes Gestacional, que ocorre durante a gravidez e em grande parte dos casos ocorre pelo aumento de peso da mulher. Existem também outros tipos de Diabetes associadas a outras doenças como inflamação do pâncreas causada pelo alcoolismo e com o pâncreas  sem funcionar  a pessoa fica diabética.

Os fatores de risco são: obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, triglicérides e colesterol fora do controle, além de fatores externos como o desgaste emocional, gravidez sem acompanhamento de pré –natal e o uso de alguns medicamentos como os a base de cortisona.

O tratamento dependerá do tipo de diabetes que se adquire , no tipo 1 é imprescindível utilizar insulina todos os dias, para repor esse hormônio que falta no organismo. A supressão deste medicamento pode provocar uma reação muito perigosa à pessoa, podendo levar a morte. Já no tipo 2 não é necessário fazer uso de insulina, podendo ter os níveis de glicose controlados através de medicação via oral, sempre acompanhado  de dieta alimentar e atividade física.

O diabetes não controlado pode provocar inúmeros males levando até a amputações, cegueira e morte.

Por mais que se explique sobre o diabetes, suas causas e consequências como alerta, é necessário salientar que nada substitui uma consulta médica e acompanhamento do quadro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.