Home Notícias Brasil RN Natal Dia 16 será o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica em Natal

Dia 16 será o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica em Natal

Dia 16 será o “Dia D” da Campanha de Vacinação Antirrábica em Natal
Foto: Ser Mais online / Reprodução
0

A Campanha de Vacinação Antirrábica do Rio Grande do Norte continua vacinando cães e gatos até o dia 31 de janeiro e o município de Natal vai realizar o Dia D neste sábado, dia 16, com postos de vacinação abertos das 7h às 13h em locais de grande circulação da cidade, como escolas e unidades de saúde.

“É importante ressaltar que este ano o horário de atendimento foi modificado”, lembra a subcoordenadora de vigilância ambiental da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cíntia Higashi. Ela explica que a meta do estado é vacinar no mínimo 80% dos animais, mas até o momento o RN registra no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações uma cobertura vacinal de 58,5%. Duas, das seis regionais de saúde já atingiram a meta, porém o município de Natal ainda não realizou o dia D, o que aumentará significantemente o percentual do estado, já que Natal é o município com maior número de animais a serem vacinados.

Segundo Cíntia Higashi, o alcance dessa meta por todos os municípios do estado é de fundamental importância para o controle da raiva em função da situação epidemiológica da doença vivenciada no ano de 2015, quando o estado registrou 37 casos de raiva animal, sendo deste total, cinco casos de raiva em cão. “Para a equipe técnica do Programa de Controle da Raiva a preocupação se deve ao fato de que todos esses cães raivosos foram envolvidos em mordedura ou arranhadura com pessoas; houve casos tanto em cães domiciliados como em cães de rua; tanto em cães jovens como em cães adultos e que esses cães domiciliados não tinham histórico de vacinação antirrábica no último ano”.

Em 2014 foram diagnosticados 36 animais positivos para raiva, porém apenas um cão deste total. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o cão é o principal transmissor da raiva para os seres humanos e para evitar a doença nesse animal é preciso imunizá-lo contra raiva. Para garantir a oferta da vacina a todos os cães e gatos do estado, é realizada anualmente a Campanha Antirrábica desde o ano de 1982.

“A SESAP pede a adesão de toda a população para que tenhamos ao final do mês de janeiro de 2016 um excelente resultado, garantindo a quebra da cadeia de transmissão e diminuindo o risco de ocorrência de casos humanos da doença”, concluiu.

Para informações sobre os postos de vacinação em Natal basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 3232.8235.

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!