Vale Luz: projeto da Cosern proporciona economia na conta dos clientes

Lançado no final de 2013, o projeto Vale Luz Cosern, que integra o Programa de Eficiência Energética da empresa, regulado pela ANEEL, já recolheu mais de 154 toneladas de resíduos sólidos recicláveis em Natal. Além disso, o projeto já contabilizou mais de R$ 42 mil de economia na conta de energia de consumidores que participaram da campanha até dezembro de 2016 – contribuindo assim, para a preservação do meio ambiente. A ação possibilitou a redução de impactos ambientais causados pelo não desperdício do material que seria jogado no lixo e que poderia levar centenas de anos para se decompor.

O Vale Luz atende hoje dez bairros de Natal com uma unidade móvel que serve como ponto de coleta dos materiais. São aceitos na coleta itens como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene, água sanitária).

Cada tipo de resíduo possui um valor específico por quilo, o que irá gerar o desconto equivalente na conta de energia. Além de disponibilizar desconto na fatura de energia dos participantes, o projeto estimula a coleta seletiva de resíduos sólidos e atua na geração de emprego e renda da Natal Reciclagem, associação de catadores parceira do projeto.

Como funciona o Vale Luz Cosern – Para participar do projeto, o consumidor deve-se dirigir ao caminhão Vale Luz Cosern, que visita quinzenalmente os bairros de Nossa Senhora da Apresentação, Felipe Camarão, Lagoa Azul, Potengi, Pajuçara, Planalto, Igapó, Alecrim, Quintas e Bom Pastor, levando os resíduos separados e limpos e apresentando a última conta de energia sem débitos.

O agente do projeto Vale Luz realiza o cadastro do cliente, analisa, pesa o material e emite o valor do desconto. Após a pesagem, o material coletado é depositado em recipientes específicos e separado por tipo de resíduo. Em seguida, a coleta arrecadada é levada para a sede da cooperativa parceira, a Natal Reciclagem, onde é prensada e encaminhada para venda. O crédito referente ao peso do resíduo é enviado ao setor de faturamento da Cosern para lançamento do desconto na próxima fatura de energia do beneficiado.

Vale ressaltar que não existe limite para o desconto e o consumidor pode obter 100% de abatimento na fatura de energia. Caso o valor do crédito da pesagem ultrapasse o valor total da conta, o crédito restante será abatido no mês seguinte.

Aplicativo Vale Luz

Para facilitar a vida dos usuários ao Projeto Vale Luz, a Cosern lançou um aplicativo gratuito para smartphones (disponível para os sistemas Android, IOS e Windows Phone).

Para acessar o app, o consumidor deve entrar nas lojas de compras disponíveis nos smartphones, buscar “Vale Luz Cliente” e instalar gratuitamente. É preciso realizar um cadastro com número da Conta Contrato, endereço, e-mail e telefone de contato. É possível cadastrar até duas contas contrato por CPF. O cliente poderá participar do Vale Luz utilizando o aplicativo após a validação do cadastro, informada através do e-mail.

Após validação do cadastro, o cliente que for realizar a troca utilizando o aplicativo não precisa apresentar a conta de energia. Basta informar o número do CPF, entregar os resíduos e, após pesagem, acompanhar o valor a ser creditado na conta de energia pelo aplicativo.

Estão disponíveis no aplicativo Vale Luz as seguintes funcionalidades:

  • Informação da localização e status de funcionamento de todos os pontos de coleta (Aberto ou Fechado);
  • Informações dos materiais recebidos e preços praticados;
  • Acompanhamento dos créditos gerados mensalmente através da entrega dos resíduos para desconto na conta de energia.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!