Home Notícias Saúde Dermatologista fala sobre cuidados com a pele nas diferentes idades‏

Dermatologista fala sobre cuidados com a pele nas diferentes idades‏

Dermatologista fala sobre cuidados com a pele nas diferentes idades‏
0

Ter uma pele sempre bonita, saudável e hidratada é um desafio em qualquer idade, e depende de uma série de hábitos que devem ser adotados diariamente. Embora alguns cuidados sirvam para qualquer pessoa e em qualquer idade, outros são mais específicos para cada faixa etária, e devem ser incorporados à rotina ao longo dos anos.

“Cuidar da pele desde cedo é fundamental. Há pessoas que acham que por serem jovens não precisam seguir certos hábitos básicos, o que não é verdade”, explica o dermatologista Gabriel Sampaio, consultor da Netfarma.com.br.  O mesmo vale para as pessoas mais maduras, que muitas vezes não conhecem todos os cuidados a seguir ou todas as opções disponíveis, de acordo com a idade”, comenta.

Vale lembrar que a alimentação e hábitos saudáveis são recomendados para a saúde geral e beleza da pele em todas as idades. Confira dicas de cuidados com a pele para cada faixa etária:

20 a 25 anos: Nessa idade, de acordo com o especialista, o foco deve ser a prevenção, pois a pele ainda tem uma boa quantidade de colágeno e elastina, substâncias que dão sustentação e uniformidade à pele. A rotina básica de cuidados inclui: lavar o rosto ao menos duas vezes ao dia, com produto adequado para o tipo de pele (oleosa, mista ou seca), aplicar hidratante após a limpeza e tonificação da pele e aplicar protetor solar pela manhã.

25 a 35 anos: Nessa faixa, além de manter os cuidados básicos de limpeza e hidratação, a aplicação do protetor solar deve ser intensificada, passando diariamente no rosto, colo e mãos, para evitar manchas. A produção de colágeno diminui nessa idade, por isso também é interessante a reposição por meio de suplementação. Cremes anti-idade ajudarão a prevenir o aparecimentos de linhas de expressão e flacidez.

35 a 45 anos: Torna-se ainda mais indispensável o uso dos cremes, além a manutenção dos cuidados básicos de limpeza, hidratação e proteção solar. Tais cuidados irão evitar as manchas que costumam aparecer com o tempo e garantirão o aspecto jovial e bonito da pele. Os cremes anti-idade são recomendados nesta faixa etária. Eventuais manchas pela exposição ao sol podem ser tratadas com cremes e tratamentos antimanchas.

Acima dos 45 anos: Deve-se manter os cuidados, focando mais nas regiões ao redor dos olhos e da boca, para combater rugas. Nessa idade, a mulher começa a entrar na menopausa, por isso a nutrição da pele torna-se ainda mais importante. É indicado o uso de cremes mais encorpados.

Acima dos 60 anos: A pele perde a elasticidade e a firmeza, por isso os tratamentos devem ser ainda mais intensos, mantendo sempre limpeza diária, hidratação e proteção solar. Nessa faixa etária, a textura da pele é mais fina e a flacidez é comum, por isso é interessante investir em cremes tensores e mais potentes. É fundamental o uso de cosméticos com substâncias preenchedoras, como o ácido hialurônico, que melhoram o tônus e a elasticidade.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!