Home Notícias Política Deputado sugere que Governo do RN destine repasse da Arena das Dunas para Seca

Deputado sugere que Governo do RN destine repasse da Arena das Dunas para Seca

Deputado sugere que Governo do RN destine repasse da Arena das Dunas para Seca
Foto: Assessoria/AL RN
0

O deputado estadual Galeno Torquato (PSD) sugeriu, durante sessão ordinária desta terça-feira (8), que os R$ 12 milhões, que são repassados mensalmente à empresa OAS, como contraprestação pública pela construção e administração da Arena das Dunas, sejam utilizados para obras emergenciais de combate à seca. O valor é referente à parcela paga ao grupo empresarial pelo Governo do Estado.

“Esse valor deveria ser usado, pelos próximos quatro meses, para priorizar a crise hídrica no Rio Grande do Norte. Além de carros-pipa, o montante seria investido nas obras das adutoras e desassoreamento de barragens de pequeno e médio porte no Estado”, disse Galeno Torquato.

A preocupação com a crise no abastecimento de água foi comentada no discurso do parlamentar que destacou a participação da Frente Parlamentar da Água do RN em audiência pública na última quinta-feira (3) na Assembleia Legislativa da Paraíba. O debate sobre a situação do Nordeste foi motivado pela cobrança ao Governo Federal para a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco.

Durante o discurso, o deputado falou sobre a disponibilidade hídrica da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves na região do Vale do Açu e da Barragem de Oiticica que fica na região do Seridó. “Juntas, as barragens terão capacidade hídrica superior aos 3 bilhões de metros cúbicos de água, facilitando o abastecimento de água melhorando a qualidade de vida da população”, destaca Galeno Torquato.

Em aparte, o deputado George Soares (PR) enfatizou que o Vale do Açu vive uma preocupação em relação à seca. “A água da região é fonte para consumo e economia da população. É a água que fomenta a cadeia produtiva da região”, disse o parlamentar. Para George o Nordeste precisa ser prioridade nas ações do Governo Federal e fez um apelo para que a bancada federal discuta e aprove a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) do Fundo de Amparo ao Semiárido.

O deputado José Dias (PSD) também aparteou o deputado Galeno Torquato e disse que acredita que a OAS não fará questão de destinar o valor da parcela paga pelo Governo do RN para amenizar os efeitos da seca nesse momento de crise de abastecimento no Rio Grande do Norte.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!