Home Notícias Política Deputado apresenta projeto que cria intercâmbio internacional para rede pública

Deputado apresenta projeto que cria intercâmbio internacional para rede pública

Publicidade

Deputado apresenta projeto que cria intercâmbio internacional para rede pública
Foto: Reprodução / Google Imagens
0
Publicidade

O deputado estadual Jacó Jácome (PMN/RN) apresentou Projeto de Lei à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, criando o Projeto Intercâmbio Potiguar.

Caso seja aprovado pelo Plenário e sancionado pelo Governo do Estado, o projeto irá oferecer intercâmbio internacional a alunos do ensino médio da rede pública estadual de ensino.

O intercâmbio será supervisionado e custeado pelo Poder Público, através de dotações orçamentárias próprias.

Com a aprovação e sanção do projeto, o aluno receberá uma bolsa manutenção no valor atual de R$ 970,00 (novecentos e setenta reais), podendo ser ajustado mediante decreto, para manter o poder aquisitivo da moeda em relação à moeda corrente do país destino do aluno selecionado.

Só poderá participar do programa de intercâmbio internacional o aluno regularmente matriculado no ensino médio das escolas públicas que tenha no mínimo 14 anos até a data do embarque e no máximo 17 anos; esteja com o visto em dia; tenha frequentado 80% das aulas do primeiro ano do ensino médio e alcançado média de 7,0 (sete) pontos no desempenho de Português e Matemática.

Para ingressar no projeto o aluno terá ainda que receber a aprovação dos pais e ter sido aprovado em processo seletivo promovido pela escola para participar do intercâmbio.

Para o deputado Jacó Jácome, a proposição do projeto atende ao princípio da Igualdade da Constituição Federal e a intenção é de capacitar jovens para o mercado de trabalho no setor turístico sempre em alta no Rio Grande do Norte.

“A intenção do intercâmbio é possibilitar ao aluno a formação e a experiência de conviver com outra cultura e com outra língua, oferecendo elementos que possibilitem o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos que diferenciem esses jovens, aumentando suas reais perspectivas de empregabilidade e uma continuidade de estudos de maneira sustentável, num mundo globalizado”, justificou o deputado Jacó Jácome ao apresentar seu projeto.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!