Home Notícias Saúde Depois dos 40 anos, “vista cansada” afeta maioria da população

Depois dos 40 anos, “vista cansada” afeta maioria da população

Depois dos 40 anos, “vista cansada” afeta maioria da população
Foto: Reprodução / Portal dos Olhos
0

Não tem jeito. Depois dos 40 anos de idade, a dificuldade de enxergar de perto acomete a maioria das pessoas. Ler um livro já se torna uma atividade mais difícil do que antes. Ler uma bula de remédio, então, vira praticamente um sacrifício. Popularmente chamada de “vista cansada”, a presbiopia é provocada pela perda da elasticidade do cristalino, que é a lente natural do olho. “Geralmente o problema se mantem em evolução por uns vinte anos. Mas a velocidade com que irá progredir varia de pessoa para pessoa”, diz o oftalmologista Luiz Geraldo Simões de Assis, diretor clínico do Instituto de Oftalmologia de Curitiba (IOC).

Porém, quanto antes tratar, melhor. E entre os tratamentos indicados para este problema, o mais confortável e eficiente é a cirurgia a laser com o aparelho Allegretto Eye-Q. “Esta tecnologia, diferentemente das outras, modifica a curvatura da sua superfície, aumentando-a. “Isso deixa o centro da córnea com maior poder refracional, aumentando a profundidade de foco na visão para perto”, explica o especialista. Na prática, isso significa que o centro da córnea passa a ser mais míope que a sua periferia.

“Mecanismos naturais de acomodação do olho humano e do tamanho das pupilas fazem com que o olho utilize o centro da córnea para olhar para perto e sua periferia para olhar para longe. Por isto, a monovisão induzida pelo tratamento pode ser menor do -1,5 grau de miopia, permitindo uma melhor visão para longe do que outras tecnologias”, completa o médico, que garante que são raros os casos em que novas retratações no futuro são necessárias. Por fim, ele conta que a recuperação pós-cirurgia é tranquila. “O paciente tem condições de retomar suas atividades de rotina logo em seguida, sem a necessidade de cuidados especiais”, conclui Assis.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!