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Defensoria Pública alerta consumidores sobre os cuidados com a “Black Friday”

Defensoria Pública alerta consumidores sobre os cuidados com a “Black Friday”
Foto: Divulgação
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Com a proximidade da chamada Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (27), em todo o país, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte, através do seu Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, iniciou uma campanha de alerta sobre os cuidados que os consumidores devem tomar ao realizarem compras em lojas e/ou sites durante a promoção.

Black Friday teve origem nos Estados Unidos e se caracterizou como uma sexta-feira onde o comércio realiza promoções de vendas, oferecendo descontos atrativos. No Brasil, a “Sexta-feira Negra” (tradução literal) começou a ser realizada em 2010 e, de lá pra cá, vem sofrendo críticas dos consumidores. Em muitos casos, as lojas não cumprem o que prometem e os descontos oferecidos não são reais.

De acordo com a defensora pública Cláudia Carvalho Queiroz, que integra o Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, mesmo sendo um período promocional, os direitos dos consumidores estão garantidos. “Apesar de se tratar de uma ação de promoção de vendas, todos os direitos do devem ser respeitados, inclusive no que diz respeito à garantia do produto”, destacou.

Para a defensora, é preciso que os consumidores fiquem atentos na hora das compras, especialmente nas compras pela internet. “Comprar pela internet é mais rápido e oferece maior comodidade, mas é preciso muito cuidado para evitar problemas na compra. É importante procurar no site a identificação da loja, evitar sites que não são confiáveis e não foram recomendados por outros consumidores. Também é fundamental nunca realizar uma compra virtual em lanhouses ou através de computadores públicos”, comentou.

Outra dica importante é salvar print da tela da oferta no site da loja virtual, bem como se, durante o procedimento de compra, a página da internet apresentar erro, o consumidor deverá salvar a tela de erro e enviar para o atendimento virtual da empresa ofertante, vez que, em se tratando de erro persistente, o fornecedor deverá cumprir a oferta.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
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