Notícias

Declaração do Imposto de Renda começa hoje, saiba como não cair na malha fina

Começa hoje, 1º de março, a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Os contribuintes com rendas tributárias acima de R$ 28.123,91 em 2015 têm até 29 de abril para realizar obrigatoriamente a declaração, que precisa estar correta em todos os detalhes para não cair na malha fina.

É importante ter atenção ao preenchimento das informações e à comprovação de cada dado inserido, enquanto os gastos passíveis de dedução precisam ser lançados de acordo com os documentos fiscais, cujos dados serão utilizados pela Receita para cruzar informações.

“Na declaração deste ano, os profissionais de áreas da saúde, odontologia, advocacia, psicologia e outros, que recebem rendimentos de pessoas físicas, terão que informar o CPF dos clientes para os quais prestaram serviços especificamente, quando antes o valor era informado de forma global. Esta será uma forma de a Receita promover os cruzamentos de forma mais eficaz”, explica Karina.

A contadora ressalta que não devem ser incluídas despesas não dedutíveis, como gastos com cursos de idiomas, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas e contratos de seguros. O contribuinte também tem obrigação de incluir todos os rendimentos, entre eles prêmios, loterias e renda dos dependentes.

Existem ainda algumas situações que exigem maior cuidado, como em casos de rescisões trabalhistas, que costumam ter rendimentos tributáveis, não tributáveis, tributáveis apenas na fonte e isentos. Já a venda de algum bem possui benefícios fiscais a serem aplicados, que reduzem ou isentam o imposto a ser apurado.

Quem deseja receber a restituição do Imposto de Renda ainda nos primeiros lotes, deve entregar a declaração o mais rápido possível. Para quem não tem pressa, é recomendado não deixar para os últimos dias, pois o sistema pode ficar congestionado. A declaração realizada fora do prazo gera multa de 1% a 20% do valor do imposto, com valor mínimo de R$ 165,74.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.