Home Notícias Variedades Curiosidades Curiosidades sobre a Apple

Curiosidades sobre a Apple

Publicidade

Curiosidades sobre a Apple
0
Publicidade

A Apple foi fundada em 1 974 por Steve Wozniak e Steve Jobs com o nome de Apple Computer. O nome é uma homenagem à gravadora Apple, fundada pelo grupo The Beatles.

O nome Macintosh é uma referência às maçãs macintosh, fruta muito comum nos Estados Unidos. Era uma fruta bastante apreciada por Jef Raskin, um dos idealizadores do Macintosh.

Os computadores Macintosh são normalmente conhecidos como Mac. Ele foi o primeiro computador pessoal a utilizar interfaces gráficas.

Mas por quê o logotipo é uma maçã mordida. Existe controvérsias e controvérsias a respeito, mas uma das hipóteses mais aceitas é que a maçã representa a maçã de Isaac Newton e a mordida representa o senso de descoberta. Outra versão diz que a mordida teria sido criada para que as pessoas não confundissem a maçã com uma cereja.

A Apple foi a primeira empresa a utilizar o mouse em computadores pessoais.

A ideia de produzir um computador que tivesse interface gráfica e mouse surgiu na empresa Xerox, a “grande inspiradora” de Steve Jobs. Ele ficou tão fascinado com o projeto da Xerox (chamado por lá de Alto), que resolveu produzir ele mesmo um computador com essas novidades.

O primeiro computador da empresa era um trambolho sem muita utilidade, mas o segundo (o Apple II) era tão fácil de mexer que um dos primeiros clientes da Apple foi o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que utilizou os Mac para controlar armas nucleares.

Foi somente com o terceiro computador que a Apple passou a batizar as suas máquinas de Macintosh.

O primeiro comercial do Mac foi dirigido pelo cineasta Riddley Scott, de Blade Runner e Gladiador.

O primeiro Macintosh pesava nada mais, nada menos que sete quilos.

Por falar nisso, você sabia que os primeiros Macintosh foram produzidos na garagem da casa de Steve Jobs?

Dizem que Steve Jobs interferia tanto nos projetos da empresa, que acabou sendo demitido. Não é qualquer um que consegue ser demitido da própria empresa, mas Jobs conseguiu. Fora da Apple, ele fundou uma companhia chamada Next.

Quando deixou a Apple para fundar a Next, Steve Jobs fez um profecia que (felizmente!!!) nunca se concretizou. Disse ele: “os Macintosh desaparecerão em pouco tempo e isso é algo muito triste”.

Com o tempo, a Apple comprou a Next e chamou Jobs de volta. Na época, a empresa estava em sérias dificuldades financeiras. Agora no papel de consultor, uma das primeiras medidas de Jobs foi lançar não um novo computador, mas um novo conceito de computador. Foi assim que nasceu o colorido IMAC, uma máquina que conjugava CPU e monitor (e que, além de tudo, era muito bonita).

A Apple foi a primeira empresa a popularizar o gravador de CD.

Você sabe o significado de Ipod? A sigla Ipod significa Portable on Demand. O “I” na frente do nome significa apenas… eu. O aparelho foi lançado em outubro de 2 001.

O Ipod deteve em países como Estados Unidos 90% do mercado de tocadores de Mp3.

O IPhone foi lançado em 2 007 como uma das grandes novidades da Apple. A recepção foi tamanha que o seu lançamento provocou filas em diversas cidades do mundo. Todos queriam levar o primeiro aparelho para casa.

A Apple vende cerca de 73 mil IPhones por dia.

Dez por cento dos usuários do IPhone se declaram viciados no aparelho. Desses, 9% admitem que já fizeram carinho no celular.

As funções mais utilizadas no IPhone são, por ordem, a do e-mail, do SMS, internet, música e agenda. Alguém esqueceu de avisar esse pessoal que o IPhone é um celular!!

O IPad é um aparelho do tipo tablet lançado pela Apple em janeiro de 2 010. É um aparelho intermediário entre o notebook e o IPhone. Utiliza o mesmo sistema operacional do IPhone, mas sem a função de celular. Possui tela touchscreen e navega na internet.

Uma das maiores sacadas comerciais de Steve Jobs e da Apple foi o lançamento da loja virtual de downloads Itunes. Desde 2 003, ano em que entrou no mercado, a Itunes vendeu mais de 10 bilhões de músicas, gerenciou o download de 10 milhões de aplicativos e acumulou informações dos cartões de crédito de 160 milhões de pessoas (dados de janeiro de 2 011).

Antes do sucesso do Ipad e IPhone, a Apple lançou um computador chamado Mac Mini – como o próprio nome dá a entender, não passava de um IMac em miniatura. O Mac Mini não possuía mouse, teclado e monitor, e tinha o formato de uma caixa. Infelizmente, as vendas ficaram abaixo do esperado.

Mas decepcionante mesmo foram as vendas do Power Mac G5 Cube. Em formato de cubo, o produto saiu de linha pouco tempo depois de ser lançado.

O estúdio de animação Pixar foi comprado por Steve Jobs em 1 986 e transformado no mais célebre pioneiro do desenho animado feito em computação gráfica. O primeiro e maior sucesso da Pixar foi o desenho Toy Story. Depois dele surgiu Vida de Inseto, Monstro S.A., Carros, Wall-e e outros. Recentemente, a Pixar foi adquirida pelo Walt Disney Company.

A compra da Pixar pela Disney fez de Steve Jobs o maior acionista individual da empresa de entretenimento.

Existe nos Estados Unidos um evento voltado aos fornecedores e fãs da Apple (os “macmaníacos”) chamada Macworld Conference & Expo, ou apenas MacWorld. A MacWorld conjuga feira e exposição de produtos relacionados à marca Apple.

Você provavelmente nunca ouviu falar na MacMania. Mas devia. A MacMania é uma revista especializada em produtos da Apple e em aplicativos e acessórios voltados para eles. Existe edição em português.

A revista de negócios Fortune apontou a Apple como a empresa mais admirada do mundo nos anos de 2 008, 2 009 e 2 010.

O fascínio exercido pela marca Apple é tamanho que só no ano de 2 005, 1 milhão de pessoas trocaram pela primeira vez o PC pelo Mac. Destes, 90% disseram que pretendem continuar com a marca.

Você já ouviu falar em Jonathan Ive? Pois já estava na hora de conhecer o cara. Ive é o principal responsável pelo design dos produtos da Apple. Do IMac colorido ao IPhone, quase todos os produtos da empresa nasceram nas pranchetas de Ive.

Uma curiosidade sobre o inglês Jonathan Ive: antes de desenhar os computadores da Apple, ele trabalhava desenhando banheiras.

O IMac é o computador preferido das gráficas, empresas de design e agências de publicidade. Em virtude da sua excelente interface gráfica, nove de cada dez agências de publicidade preferem trabalhar com o IMac.

O mais novo lançamento da empresa foi o Apple Watch, um relógio digital extremamente moderno (diríamos que é um computador de pulso).

A Apple foi apontada no início de 2 015 como a empresa mais valiosa do mundo, com valor de mercado de US$ 128 bilhões.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!