Variedades

Curiosidade: Saiba como o bicho-da-seda produz seda

Como é que o bicho-da-seda produz seda? E como é que este inseto consegue produzir os fios da seda?

O bicho-da-seda, aquela larva pequena que todos tão bem conhecemos, é um inseto com origens do Norte da China. Nos dias de hoje, o bicho-da-seda está espalhado por todo o mundo, em quintas que produzem seda, chamadas de sericiculturas.

Alimentado por folhas, especialmente por folhas da Amoreira, o bicho-da-seda passa por várias fases durante a sua vida de larva. Após pouco mais de trinta dias, o bicho-da-seda torna-se amarelado e começa a construir um casulo, onde se dará a transformação ou metamorfose para o estado adulto, também chamado de estágio de imago. É o próprio casulo que vai fornecer a seda.

A seda produzida pelo bicho-da-seda começa por ser líquida e é produzida em duas glândulas internas. Estas glândulas fornecem a seda para um tubo na cabeça do inseto, o qual vai projetar a seda para o casulo. Quando a seda líquida sai deste tubo, esta passa ao estado sólido, por ficar em contato com o ar.

As duas fileiras de proteína, a fibroína, são revestidas por uma goma com o nome de sericina, libertada por outras duas glândulas que vão unir os dois fios. Os bichos-da-seda vão construindo assim o casulo de seda, que serve de abrigo durante o estado de metamorfose de bicho-da-seda para borboleta.

As fibras de seda podem ser extraídas do casulo, quando este é aquecido. Um só casulo pode dar origem a um fio de seda de até 900 metros de comprimento!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.