Home Notícias Variedades Curiosidades Curiosidade: Por que se joga pó de arroz em recém casados?

Curiosidade: Por que se joga pó de arroz em recém casados?

Curiosidade: Por que se joga pó de arroz em recém casados?
0

O casamento é um momento de grande importância na vida de um casal. Desde o vestido da noiva, ao smoking do noivo, passando pela escolha das alianças, e pelo local para o copo-de-água, tudo é escolhido e preparado com grande rigor e antecedência, para que no grande dia esteja tudo pronto para brilhar e dar as boas-vindas à nova vida do casal.
Tal como todos os momentos marcantes, também o casamento é repleto de hábitos, tradições e superstições. Mas nestas alturas até os mais descrentes destas práticas, acabam por testemunhar e encorajar determinados costumes, porque na verdade, e como diz o ditado “mais vale prevenir do que remediar”.

O habitual lançar de arroz aos noivos é uma dessas práticas que por mais anos que passem, não deixa de fazer parte desta tradição cerimonial. Este ritual contém uma série de simbologias, significados e tradições, que remontam à China Antiga.

A origem
Esta tradição tem mais de 4 mil anos de história e provém da China Antiga, onde o arroz é símbolo de prosperidade, felicidade e abundância. Na altura acreditava-se que o arroz atraía a felicidade, a sorte, a longevidade e a fertilidade, prometendo assim a reprodução de gerações vindouras.

Foi, então, com base nesta crença, que a prática começou a ganhar cada vez mais expressão, percorreu várias gerações, até chegar aos dias de hoje.

A lenda
Rege a lenda que um Mandarim (um alto funcionário público na China Antiga), para dar provas da sua fortuna, pediu que uma chuva de arroz fosse atirada sobre a sua filha após a cerimónia de casamento, uma vez que acreditava que este pedido demonstrava não só a sua riqueza, como também o seu amor de pai.

Desde essa altura, que o gesto se repete no final da cerimónia, acabando mesmo por se propagar por todo o mundo.

Nos dias de hoje
Depois dos noivos darem provas de amor eterno, no tão sonhado “sim”, os convidados juntam-se à entrada da igreja para desejarem votos de felicidade e prosperidade. Apesar de este ritual ser uma prática comum, em alguns locais é necessário ter autorização da igreja para que tal acontecimento, já que o arroz é extremamente escorregadio e pode dar aso a acidentes entre os convidados.

Para não magoar os noivos é aconselhável lançar o arroz para cima, de forma a cair como se chuva se tratasse, e nunca na direção do rosto. É certo, que os convidados querem a melhor sorte para os noivos, mas não é preciso lançar quilos de arroz para que esse desejo se concretize. Uma mão cheia (cerca de 150 gramas) é suficiente para dar um bonito efeito visual e permitir ao fotógrafo captar este momento.

Outras opções
Para evitar os acidentes, e porque nem sempre a tradição tem unanimidade e aceitação, os noivos têm optado pelo uso de bolinhas de sabão, pétalas de rosas, balões coloridos ou confettis porque, para além de não sujar, nem representar qualquer perigo, também dão umas bonitas fotografias.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!