Home Agenda Cultural “Cultura e Território” é o tema do Conexão Brasil 2015, em Natal

“Cultura e Território” é o tema do Conexão Brasil 2015, em Natal

Publicidade

“Cultura e Território” é o tema do Conexão Brasil 2015, em Natal
Foto: Conexão Felipe Camarão / Divulgação
0
Publicidade

Respirar cultura e tudo que a envolve em prol de um crescimento intelectual saudável e de acesso à educação de forma digna e qualitativa. Essa é a essência que permeia o Conexão Brasil, um misto de aprendizado e celebração da diversidade cultural brasileira onde se fortalece o vínculo com a comunidade, o lugar, a escola e o conhecimento da cultura que nela habita. E esse fortalecimento acontece de 10 a 13 de novembro, por meio da Associação Companhia Terramar, na comunidade de Felipe Camarão – zona oeste de Natal/RN, com o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, que tem a Petrobras como patrocinadora oficial.

‘Cultura e Território’ é o tema do Conexão Brasil 2015 e traduz, com objetividade, o objetivo de um diálogo capaz de transpor barreiras ao conectar a diversidade, estimular a discussão e o desenvolvimento local por intermédio, também, de círculos de cultura, rodas de prosa e cortejos de tradição.

Na programação, muita diversidade cultural: encontro de capoeira e coco de Zambê, exposição Portinari: Arte e Meio Ambiente, mostra de cinema com exibição de documentários, exposição fotográfica e roda de prosa, exposição Djalma Maranhão 100 Anos, apresentação do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, cortejos de tradições e muito mais.

Ações permanentes do Conexão Felipe Camarão – como Auto do Boi de Reis, do Mestre Manoel Marinheiro, musicalização de rabeca, percussão, flauta , capoeira e matrizes africanas, diversidade cultural brasileira, comunicação e cultura digital, adereços e figurinos, luteria de rabeca, metais, berimbaus e qualificação do grupo Orquestrim Felipe Camarão – estão na programação.

Conexão Felipe Camarão – Localizado na zona oeste de Natal (RN), na comunidade de Felipe Camarão, o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, da Associação Companhia Terramar, tem como fator motivacional a cultura de tradição oral, manifestada por meio dos griôs e preservada pelos patrimônios imateriais locais, como o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, o Teatro de Bonecos de João Redondo do Mestre Chico de Daniel, a Musicalização do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

Crianças, adolescentes, jovens e familiares participam de ações integradoras realizadas em parceria com os mestres griôs, educadores, escolas públicas, colaboradores e comunidade em geral, num processo contínuo de valorização, preservação e difusão da cultura de tradição oral do bairro, criando assim um espaço de memória. O Conexão configura-se como um museu comunitário em parceria com o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.

Pensado como um espaço de propostas alternativas de aprendizado, que adota métodos colaborativos e empíricos para promoção de ações que estimulam a vivência coletiva da cultura e sua diversidade, o Conexão Felipe Camarão é o fio condutor que permeia as ações a partir de fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos de pensadores como Amir Haddad, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Milton Santos. Tem realização Terramar, apoio da UFRN e Ministério da Cultura, patrocínios da Petrobras, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cosern, governo do estado do Rio Grande do Norte e governo federal.

Conheça a programação completa no site www.conexaofelipecamarao.com.br

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!