Agenda Cultural

“Cultura e Território” é o tema do Conexão Brasil 2015, em Natal

Respirar cultura e tudo que a envolve em prol de um crescimento intelectual saudável e de acesso à educação de forma digna e qualitativa. Essa é a essência que permeia o Conexão Brasil, um misto de aprendizado e celebração da diversidade cultural brasileira onde se fortalece o vínculo com a comunidade, o lugar, a escola e o conhecimento da cultura que nela habita. E esse fortalecimento acontece de 10 a 13 de novembro, por meio da Associação Companhia Terramar, na comunidade de Felipe Camarão – zona oeste de Natal/RN, com o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, que tem a Petrobras como patrocinadora oficial.

‘Cultura e Território’ é o tema do Conexão Brasil 2015 e traduz, com objetividade, o objetivo de um diálogo capaz de transpor barreiras ao conectar a diversidade, estimular a discussão e o desenvolvimento local por intermédio, também, de círculos de cultura, rodas de prosa e cortejos de tradição.

Na programação, muita diversidade cultural: encontro de capoeira e coco de Zambê, exposição Portinari: Arte e Meio Ambiente, mostra de cinema com exibição de documentários, exposição fotográfica e roda de prosa, exposição Djalma Maranhão 100 Anos, apresentação do Orquestrim Conexão Felipe Camarão, cortejos de tradições e muito mais.

Ações permanentes do Conexão Felipe Camarão – como Auto do Boi de Reis, do Mestre Manoel Marinheiro, musicalização de rabeca, percussão, flauta , capoeira e matrizes africanas, diversidade cultural brasileira, comunicação e cultura digital, adereços e figurinos, luteria de rabeca, metais, berimbaus e qualificação do grupo Orquestrim Felipe Camarão – estão na programação.

Conexão Felipe Camarão – Localizado na zona oeste de Natal (RN), na comunidade de Felipe Camarão, o projeto socioeducativo e cultural Conexão Felipe Camarão, da Associação Companhia Terramar, tem como fator motivacional a cultura de tradição oral, manifestada por meio dos griôs e preservada pelos patrimônios imateriais locais, como o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro, o Teatro de Bonecos de João Redondo do Mestre Chico de Daniel, a Musicalização do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos.

Crianças, adolescentes, jovens e familiares participam de ações integradoras realizadas em parceria com os mestres griôs, educadores, escolas públicas, colaboradores e comunidade em geral, num processo contínuo de valorização, preservação e difusão da cultura de tradição oral do bairro, criando assim um espaço de memória. O Conexão configura-se como um museu comunitário em parceria com o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.

Pensado como um espaço de propostas alternativas de aprendizado, que adota métodos colaborativos e empíricos para promoção de ações que estimulam a vivência coletiva da cultura e sua diversidade, o Conexão Felipe Camarão é o fio condutor que permeia as ações a partir de fundamentos teóricos, políticos e pedagógicos de pensadores como Amir Haddad, Paulo Freire, Darcy Ribeiro e Milton Santos. Tem realização Terramar, apoio da UFRN e Ministério da Cultura, patrocínios da Petrobras, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cosern, governo do estado do Rio Grande do Norte e governo federal.

Conheça a programação completa no site www.conexaofelipecamarao.com.br

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.