Notícias

Crossfit: alimentação e suplementação corretas para potencializar os resultados

Manter a saúde do corpo é o objetivo de muitas pessoas. Por isso, o número de frequentadores de academias só aumenta, principalmente para melhorar a aparência e o desempenho em alguns esportes. Se você está buscando algum programa de treinamento para maximizar seu condicionamento físico, o crossfit pode ser uma excelente opção.

Sua origem está no treinamento militar americano, principalmente em grupos de elite, como SWAT e os fuzileiros navais. Essa prática se baseia em três pilares principais:

Movimentos funcionais

Não basta fazer movimentos apenas para trabalhar músculos. Eles devem se algo intuitivo, que a maioria das pessoas faria em seu cotidiano – por exemplo, subir escadas. Praticamente todos os exercícios do crossfit buscam inspiração no dia a dia dos praticantes.

Variação constante

Para muitos treinadores e praticantes do Crossfit, a rotina é a pior inimiga. Repetir um movimento por vários dias seguidos enrijece a mente e deixa o atleta despreparado para várias situações. Por isso, seus praticantes mudam o tipo de treino a cada dia, variando desde exercícios de postura até escaladas.

Alta intensidade

Você não se prepara para fazer muito esforço com treinos leves. A ideia desse treino é manter o atleta sempre preparado para tudo, independentemente do que seja. E para obter melhores resultados, nada melhor do que levar um movimento aparentemente trivial à sua máxima intensidade. Claro, sempre adaptando essa “máxima” ao corpo do praticante.

Principais benefícios do crossfit

1.         Condicionamento físico

Com rotinas de treino flexíveis que buscam preparar cada parte do corpo, seus praticantes costumam obter resultados em condicionamento físico, flexibilidade e resistência muito superiores a outros tipos de treino em várias modalidades.

2.         Conhecimento e expansão de seus limites

Para praticar crossfit com total eficiência e de forma saudável, é importante que o atleta entenda os próprios limites. Tentar ir muito além da própria capacidade sem um preparo adequado pode provocar danos sérios ao corpo, anulando qualquer resultado dos treinos. Encontrar e respeitar os próprios limites é uma das chaves para expandi-los.

3.         Treinamento menos monótono

Algo que costuma levar muitos recém-chegados a abandonar os treinos é a monotonia de certas séries. Os novos praticantes apenas ficam entediados e voltam a uma vida sedentária. Porém, como o crossfit possui a variedade como um de seus preceitos básicos, monotonia nunca será um problema.

Quem pode praticar?

A principal restrição para quem pode começar a praticar são a aptidão e o condicionamento exigidos. Partir de uma rotina sedentária, às vezes com excesso de peso e problemas de oxigenação, direto para a prática do crossfit não é algo recomendado. Esse treino exige que o praticante já tenha alguma capacidade para suportar o esforço exigido.

Como já mencionamos, essa é uma metodologia usada com elites militares, que já vêm de um histórico de treino mais pesado. Por isso, o ideal é começar com treinos mais leves, principalmente exercícios aeróbicos e de musculação. Sem algum preparo, você pode sofrer fortes lesões e fadiga.

Alimentação mais adequada para o crossfit

Como em qualquer rotina de atividade física, a alimentação é um fator de forte influência para determinar o nível de resultado que pode ser esperado. Existem alguns componentes principais que devem constar na alimentação diária de quem pretende conseguir mais resultados a partir do crossfit.

Hoje em dia, é comum o uso de suplementação alimentar para isso. Diogo Cirico, nutricionista da marca de suplementos Growth revela que “suplementos e alimentos são iguais na sua essência. Eles fornecem nutrientes que serão utilizados pelo organismo de acordo com a necessidade. A diferença é que os suplementos possuem nutrientes isolados e, por isso, acabam sendo específicos”.

Proteínas

Após uma sessão intensa de treino, o corpo possui uma “janela anabólica”, período no qual o organismo absorve mais proteínas para regenerar os músculos desgastados. Fornecer esse material é fundamental para garantir o ganho de massa muscular. É possível obter proteínas por meio de carnes, ovos, ervilhas e arroz, por exemplo. O Whey Protein, é uma opção de suplemento, que concentra proteínas extraídas do leite e é um dos mais conhecidos e utilizados.

Vitaminas e minerais

O corpo, além de energia, precisa de alguns componentes extras para manter seu equilíbrio de funcionamento. Uma alimentação saudável inclui porções de verduras, legumes e outros alimentos que contenham determinadas vitaminas e minerais. Caso você não tenha uma rotina de alimentação que cubra todas essas necessidades, pode pedir ao seu nutricionista que receite um suplemento multivitamínico.

Carboidratos

Esses são os blocos básicos para suprir a energia do corpo. Quando estão em falta na alimentação, a pessoa costuma sentir cansaço com maior frequência. Quando em excesso, tendem a se acumular no corpo como gordura. Porém, se estão na quantidade correta de acordo com o gasto energético, ajudam a aumentar a intensidade dos treinos e evitar desgaste físico. Ingerir alimentos que contenham carboidratos é mais indicado antes dos treinos, para que o corpo tenha tempo de metabolizar tudo e aproveitar a energia.

Cafeína

Todos já conhecem os efeitos estimulantes do café. Ele influencia o metabolismo e o sistema nervoso, e aumenta a capacidade de treino. Tomar um pouco de café ou outro alimento que contenha cafeína, como uma bebida energética, logo depois dos carboidratos, pode melhorar bastante seu ritmo. Só tome cuidado para não abusar, pois o excesso de metabolismo pode provocar fadiga e desidratação, caso não haja mais nada a ser queimado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil Navegação Ecológica com Google Maps A Arte da Atuação e a Busca pela Perfeição Novo iPad Air Pode Herdar Tela Mini LED do iPad Pro

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.