Home Notícias Crianças utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet

Crianças utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet

Crianças utilizam cada vez mais o tablet para acessar a internet
FOTO: EDSON LOPES JR/A2 FOTOGRAFIA
0

Em um ano, o uso do tablet para acessar a internet aumentou 26% entre as crianças de 9 e 10 anos. Em 2013, 31% usavam o aparelho para navegar, em 2014 esse número saltou para 43%, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Divulgada no fim de julho, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa entrevistou nesta edição 2.105 crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de 129 municípios brasileiros e segue a metodologia da rede europeia EU Kids Online, liderada pela London School of Economics. O estudo brasileiro procura traçar um perfil do uso da internet pelas crianças e adolescentes, bem como delinear as práticas de mediação de pais e responsáveis relacionadas ao uso da internet entrevistando os pais e responsáveis.

Na faixa etária de 11 a 12 anos, o uso do tablet para acessar a internet obteve um crescimento de 15%, mas o celular foi o grande destaque, 77% utilizam o aparelho, um aumento de 34% em relação à pesquisa de 2013 (43%). A preferência destas crianças mostra um comportamento semelhante ao dos adolescentes, 89% daqueles entre 13 e 14 anos usam o celular e 94% entre aqueles de 15 a 17 anos. Na amostra geral (9 a 17 anos), o celular saltou de 53% em 2013 para 82% no ano seguinte.

O coordenador de projetos e pesquisas do CETIC.br., Fábio Senne, destaca que o aumento do uso dos aparelhos móveis já era previsto, e ressalta a utilização dos tablets pelas crianças. “O crescimento da importância da mobilidade já era indicado nos levantamentos anteriores, mas em 2014 isso se acentuou, atingindo um marco inédito. Percebemos uma queda na faixa etária do usuário desses dispositivos. Enquanto os jovens estão ganhando celulares, os tablets têm se tornado uma ferramenta cada vez mais frequente de crianças”, explica.

Apesar do crescimento do tablet entre as crianças, o equipamento ainda não superou, entre aquelas de 9 a 10 anos, o computador de mesa (70%). Em segundo está o celular com 49%. Em relação ao acesso a internet, a maioria das crianças disseram que entram pelo menos uma vez por dia, 38% entre 9 e 10 anos, e 52% entre 11 e 12 anos.

A pesquisa também abordou as atividades realizadas na rede pelas crianças e adolescentes, as habilidades deles para o uso seguro, o acesso às redes sociais e a percepção deles sobre a mediação dos pais ou responsáveis.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!