Home Notícias Política CPI do BNDES ouve ex-ministro do Desenvolvimento nesta terça-feira (20)

CPI do BNDES ouve ex-ministro do Desenvolvimento nesta terça-feira (20)

CPI do BNDES ouve ex-ministro do Desenvolvimento nesta terça-feira (20)
Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento (Foto: Marcelo Casal/Abr)
0

A CPI que investiga denúncias de irregularidades no BNDES reúne-se nesta terça-feira (20), às 14 horas, para ouvir Miguel Jorge, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele virá ao colegiado prestar esclarecimentos sobre o período (março de 2007 a dezembro de 2010) em que esteve à frente da pasta, à qual o BNDES está vinculado.

A convocação foi feita a pedido do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que critica a “falta de transparência” das operações envolvendo o banco oficial de desenvolvimento. Ele argumenta que, principalmente a partir do segundo governo Lula, o BNDES passou a receber crédito do Tesouro Nacional “a um custo bastante elevado para a população brasileira”.

Melles também questiona os critérios adotados para escolha das empresas beneficiadas pelo BNDES e por sua subsidiária, a BNDESPar. “Há concentração no setor frigorífico; empréstimos concedidos a companhias com claras dificuldades financeiras e sem capacidade de pagamento; aprovação de financiamentos a taxas bem abaixo do mercado para países alinhados ideologicamente com o governo”, enumera o parlamentar. A reunião será realizada no plenário 14.

Agência Câmara Notícias

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!