Home Notícias Brasil RN Cosern orienta consumidores para os cuidados com a aquisição e instalação de iluminação natalina

Cosern orienta consumidores para os cuidados com a aquisição e instalação de iluminação natalina

Publicidade

Cosern orienta consumidores para os cuidados com a aquisição e instalação de iluminação natalina
Foto: Reprodução
0
Publicidade

Com a aproximação das festividades de Natal e Ano Novo, os consumidores devem redobrar os cuidados com a aquisição e instalação de iluminação natalina. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN) alerta a população para cuidados essenciais com a utilização de energia elétrica e manuseio de ornamentação para comemorar as festas de forma segura, utilizando iluminação eficiente.

A prevenção se dá desde a escolha dos produtos. Os enfeites devem ser resistentes e de boa qualidade e, obrigatoriamente, certificados pelo Inmetro.

No caso dos enfeites luminosos, a informação sobre a potência do produto, fornecida em Watts (W) e contida na embalagem, merece atenção, pois quanto maior a potência, maior será o consumo de energia. Para uma maior economia, opte por lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e possuem maior durabilidade que as convencionais. Estes hábitos conscientes de consumo evitam desperdícios e proporcionam economia na conta de energia.

Também é importante verificar as condições de objetos antigos que serão reutilizados. Pisca-piscas comprados em anos anteriores podem ter sofrido algum desgaste ou ressecamento do seu material isolante, provocando a exposição direta do fio.

A Cosern alerta ainda que o uso de várias ligações em uma mesma tomada, através do chamado “T” (benjamins), pode provocar aquecimento e curto-circuito e, consequentemente, interromper o fornecimento de energia elétrica. Se o incidente ocorrer próximo a materiais inflamáveis (cortina de tecido, papelão, fibras, isopor e etc), pode até causar incêndio. Além dos riscos, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento na fatura.

O consumidor deve lembrar ainda que a decoração desperta a atenção das crianças que tendem, naturalmente, a querer tocar nos enfeites. Outra recomendação importante é não instalar objetos decorativos próximos à rede de distribuição de energia.

Confira outras orientações abaixo:
• Antes de iniciar a decoração, providencie uma revisão nas instalações elétricas, bem como nos fios decorativos e piscas;
• Desligue os aparelhos e enfeites de Natal ao sair de casa ou na hora de dormir. Esta prática evita consumo desnecessário de energia e acidentes;
• Dê preferência aos enfeites impermeáveis, pois são mais seguros, têm maior durabilidade e podem ser reaproveitados nos próximos anos;
• Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento;
• Não instale o conjunto de lâmpadas em estrutura metálica;
• Siga corretamente as instruções do fabricante do produto;
• Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue;
• Ao comprar uma árvore de Natal procure a etiqueta “resistente ao fogo”;
• Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica;
• Evite as árvores natalinas de metal se pretende utilizar iluminação ou piscas.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!