Home Notícias Mundo Coreia do Norte lança novo míssil que cai em área japonesa

Coreia do Norte lança novo míssil que cai em área japonesa

Publicidade

Coreia do Norte lança novo míssil que cai em área japonesa
0
Publicidade

(ANSA) – A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (3) dois mísseis balísticos de sua costa com direção ao Mar do Japão. Um falhou logo após o lançamento, mas o outro conseguiu atingir as águas sob domínio de Tóquio. O ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, ordenou o estado de alerta devido aos exercícios militares do país vizinho.

O governo também condenou o teste, acusando a Coreia do Norte de violar as resoluções das Nações Unidas e de colocar em risco as frotas comerciais. Tóquio confirmou que um dos mísseis caiu nas águas territoriais japonesas, a cerca de 250 quilômetros a oeste da península de Oga, depois de ter sobrevoado por cerca de mil quilômetros sobre o Mar do Japão. Foi a primeira vez que um míssil atingiu as águas japonesas desde 1998.

A agência de notícias Yonhap, citando fontes militares, informou que o míssil lançado era de médio alcance, do tipo Rodong, que poderia alcançar até 1.300 quilômetros e, de fato, cair em território japonês. Os Estados Unidos já condenaram o lançamento dos mísseis, assim como a Itália.

“Trata-se de um gesto que ameaça a paz e a segurança internacional, em aberta violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

O teste ocorreu nas mesmas diretrizes dos feitos em julho, quando três mísseis foram lançados cobrindo uma distância de 500 a 600 quilômetros antes de caírem no mar.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!