Home Notícias Variedades Curiosidades Conhecido por sua caridade São Nicolau influenciou a criação do Papai Noel

Conhecido por sua caridade São Nicolau influenciou a criação do Papai Noel

Conhecido por sua caridade São Nicolau influenciou a criação do Papai Noel
0

No período natalino muito se ouve falar em “Papai Noel”, mais até do que o aniversariante Jesus Cristo, no entanto, para alguns ainda paira a dúvida sobre de onde se originou o bom velhinho.

O Papai Noel foi criado sob influência da história de São Nicolau de Mira, dito Taumaturgo, também conhecido como São Nicolau de Bari, Mikulas, Nicolas, Niklas, Klaus, Santa Claus, Nicholas of Bari e Nicolaas, é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. São Nicolau ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é considerado um dos santos mais conhecidos da cristandade.

São Nicolau ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças.
São Nicolau ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças.

É aceito que São Nicolau, seja proveniente de Patara, na Ásia Menor (Turquia), onde teria nascido na segunda metade do século III, e falecido no dia 6 de dezembro de 350. Sob o império de Diocleciano, Nicolau foi encarcerado por recusar-se a negar sua fé em Jesus Cristo. Após a subida ao poder de Constantino, Nicolau volta a enfrentar oposição, desta vez da própria Igreja. Diante de um debate com outros líderes eclesiásticos, Nicolau levanta-se e esbofeteia um de seus antagonistas. Isso o impede de permanecer como um líder da Igreja. Nicolau, porém, não se dá por vencido e permanece atuante, prestando auxílio a crianças e outros necessitados.

 De São Nicolau, bispo de Mira (Lícia) no século IV, há um grande número de relatos e histórias, mas é difícil distinguir o que é autêntico e o que são lendas, que germinaram sobre este santo, cuja imagem foi tardiamente relacionada e transformada no ícone do Natal, chamado de Papai Noel (português brasileiro) ou Pai Natal (português europeu) um velhinho corado de barba branca, trazendo nas costas um saco cheio de presentes. Nos Estados Unidos e Canadá e na maior parte dos países da língua anglófona é conhecido como Santa Claus, Father Christmas ou St. Nicholas. Ele é tido como acolhedor com os pobres e principalmente com as crianças carentes, o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral tanto das crianças como de suas mães.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!