Home Notícias Saúde Conheça os benefícios do guaraná

Conheça os benefícios do guaraná

Conheça os benefícios do guaraná
Guaraná (Foto: Wikimedia Commons)
0

O guaraná é uma fruta com características benéficas não muito conhecida pela maioria da população. Segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, o guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes que pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, concentração e até mesmo aumentar a longevidade. “Além disso, é uma fruta 100% brasileira, e frutas da nossa pátria sempre dão aquele gostinho de lar, doce lar”.

Por isso, que tal adicionar um pouquinho de guaraná no seu dia-a-dia? Veja abaixo uma lista de propriedades do guaraná, além de formas de consumo.

Antioxidante

O guaraná é um ótimo antioxidante. Em um estudo realizado com indivíduos saudáveis, publicado recentemente na revista britânica Food & Function, o guaraná foi comprovado como uma importante fonte de catequinas, com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, similar ao que ocorre com alimentos já consagrados como o chá verde e o cacau, por exemplo.

Longevidade

A cidade de origem do guaraná, Maués, AM, tem uma das maiores expectativas de vida do país. E como pode isso? Estudiosos têm realizado diversas pesquisas com o intuito de desvendar quais hábitos desta população que justificariam estes números, e uma das hipóteses inclui o guaraná. O povo de Maués tem o costume de tomar guaraná todo dia de manhã, o que pode contribuir para a manutenção de idades mais avançadas que o resto do país.

Raciocínio e Concentração

A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que a presença de metilxantinas do guaraná, como cafeína, teobromina e teofilina demonstra efeitos benéficos em atividades cognitivas na capacidade de raciocínio e concentração. “Isso é devido à melhora da circulação sanguínea às estruturas cerebrais, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes”.

Energia

A presença de cafeína nas sementes do guaraná tem o poderoso benefício de ter efeitos energizantes.

Melhora no metabolismo de gorduras

Se você faz exercícios, o guaraná também pode te ajudar: ele pode contribuir na perda de peso através da melhora no metabolismo de gorduras. ”Este processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, que acaba ficando disponível para ser utilizada como fonte de energia durante o exercício”, diz Clarissa.

Forma de consumo e quantidade recomendada

O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó e, em menor concentração do extrato de sementes de guaraná, na forma de xarope, presente amplamente em bebidas.

Apesar de não haver consenso em relação à quantidade indicada para o consumo de guaraná, para adultos, orienta-se a quantidade 1 a 4 colheres de café de pó de guaraná distribuídas ao longo do dia.

Para evitar dificuldades para dormir e prejuízo ao sono, aconselha-se evitar o consumo de grandes quantidades de guaraná no período da noite ou próximo ao horário de dormir.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!