Home Turismo Conheça o paraíso serrano de Portalegre/RN

Conheça o paraíso serrano de Portalegre/RN

Publicidade

Conheça o paraíso serrano de Portalegre/RN
Mirante Boa Vista em Portalegre - RN (Foto: Panoramio)
0
Publicidade

Se o calor não é a sua praia, que tal subir a serra pra fazer um programinha de casal, com direito a vinho, fondue e um friozinho gostoso pra entrar no clima? Mas, se você não está nessa pegada romântica, que tal ir com os amigos, tomar um banho de cachoeira, fazer uma trilha e reunir a galera pra uma foto com um visual de tirar o fôlego?

Existem muitas maneiras de aproveitar uma cidade, ainda mais quando ela pode te oferecer opções de lazer bem acessíveis, como é o caso de Portalegre, uma cidadezinha encantadora, localizada na região serrana do Alto Oeste, a 370 km de Natal.

Foto: Fábio Pinheiro - Torres de Portalegre.
Foto: Fábio Pinheiro – Torres de Portalegre.

Portalegre atrai vários visitantes ao longo do ano devido às suas atrações naturais: serras exuberantes e mirantes de tirar o fôlego. Seu clima ameno, com temperatura média de 24°, podendo chegar a 17° no inverno, é uma das principais características dessa belíssima região.

Se você mora no Rio Grande do Norte, com certeza já deve ter ouvido falar em Portalegre, mas se nunca passou pela sua cabeça conhecer essa destino, é bom começar a pensar nisso! Nós, do Portal N10, te daremos umas dicas pra aproveitar um final de semana diferente. Dê um tempo nas praias e vá pro interior do nosso RN que vai valer muito a pena!

Pra quem sai de Natal, a viagem é de aproximadamente 366 km com uma duração média de 6 horas de viagem de carro até a “tromba do elefante” como é conhecida a região do Alto Oeste Potiguar. É chão, amigo. A dica é parar em Assu e de lá seguir pra Caraúbas pela RN-233. De lá você segue viagem até Riacho da Cruz, Viçosa pela RN-177, subindo pelas curvas acentuadas da serra e enfim, chega a Portalegre.

portalegre

Pelo pórtico de entrada da cidade, você percebe que o lugar é bem diferente do que estamos acostumados por aqui. A primeira parada é logo na entrada, no Hotel Portal da Serra, que lembra muito os hotéis de Gramado, com muitas flores e aquele estilo europeu. Tudo o que você precisa agora é uma ducha quente, coisa rara de achar pelas pousadas no interior, mas devido ao clima mais frio, você pode usufruir desse luxo em Portalegre.

Hotel Portal da Serra
Hotel Portal da Serra

E agora? O que tem pra fazer em Portalegre? 

Trilha das Torres (Foto: Panoramio)
Trilha das Torres (Foto: Panoramio)

Comece pela Trilha das Torres, são pelo menos 2 horas de caminhada a 680 m acima do nível do mar, um visual incrível e com vista para pelo menos 11 cidades da região. Leve água, apesar do clima mais ameno, não esqueça que estamos no nordeste. Recomendamos ir cedinho na companhia do guia local. A trilha reserva pelo menos 3 pontos de observação e no final, tem a pedra do letreiro, com inscrições rupestres. 

Ao retornar da trilha, vá direto pra cachoeira do Pinga, tome um banho revigorante e curta a paisagem de uma belíssima queda d’água de 96 metros de altura.

Foto: Rafael Takeshi – Cachoeira do Pinga.
Foto: Rafael Takeshi – Cachoeira do Pinga.

Existe também a cachoeira do Talhado, com seus mais de 100 metros de altura, um espetáculo da Natureza. Vale ressaltar que essas cachoeiras não são perenes e só aparecem no inverno, na época de chuva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tem também o Terminal Turístico da Bica, um lugar muito bonito pra curtir com a família, onde se pode encontrar um restaurante que oferece comida regional e o famoso banho de bica, muito conhecido por lá.

O terminal da Bica é um dos destinos obrigatórios para quem visita a cidade (Foto: Divulgação)
O terminal da Bica é um dos destinos obrigatórios para quem visita a cidade (Foto: Divulgação)
Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!