Conheça o CrossFit, o exercício que promete te deixar com o corpo mais ‘durinho’

O CrossFit é um modelo de treinamento que tem se tornado cada vez mais popular. Esse programa combina exercícios de força e de resistência aeróbia de alta complexidade, e que são realizados normalmente na forma de circuito. Tal modalidade assemelha-se bastante ao treinamento militar, particularmente no que se refere ao alto volume de exercícios e à capacidade de levar ao cansaço extremo. O segredo do sucesso do CrossFit deve-se aos bons resultados físicos alcançados por seus praticantes. De fato, trata-se de um treinamento capaz de aumentar, ao mesmo tempo, força, condicionamento aeróbio e flexibilidade. Além disso, as aulas são bastante motivadoras, estimulando os alunos a darem o máximo de si durante o treino.

Existem poucos levantamentos científicos sobre os riscos da prática de CrossFit. Um deles, realizado no Reino Unido, aplicou um questionário a 132 praticantes dessa modalidade de treinamento, com o intuito de avaliar a incidência de lesões. Aproximadamente 3/4 dos entrevistados (n = 97) reportou algum tipo de lesão, sendo a coluna e os ombros os locais mais frequentemente afetados. Nove praticantes relataram a necessidade de cirurgia após a lesão. Os autores afirmam que a frequência de lesões encontrada nessa pesquisa se assemelha a de modalidades esportivas, como levantamento olímpico e ginástica. A causa de tantos casos de lesão no CrossFit deve-se, provavelmente, à execução de exercícios de alta complexidade realizados até a fadiga, ocasião na qual o controle motor é prejudicado, predispondo a lesões musculares e articulares.

Dessa forma, ainda que o CrossFit possa ser considerado uma modalidade de treinamento efetiva em melhorar o condicionamento físico e a saúde em geral de praticantes jovens e saudáveis, certamente existem modalidades mais seguras para obesos, idosos, crianças, gestantes e pessoas com problemas físicos pré-existentes.

Os benefícios e riscos inerentes ao CrossFit, como com qualquer modalidade de treinamento, devem ser considerados pelo profissional de Educação Física antes da prescrição. Lembrem-se sempre que o conceito de treinamento ideal não existe.

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