Notícias

Conheça dez exercícios para melhorar a visão

Nesta quarta-feira (06) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data é voltada para lembrar a importância da visão e dos cuidados que devem ser periódicos de forma a prevenir e tratar doenças que possam prejudicar os olhos.

Um dos cincos sentidos fundamentais (ou sete, caso você seja um cavaleiro do zodíaco), a visão é muitas vezes um dos sentidos mais afetados por doenças ou pelo efeito do tempo. Pensando nisso o N10 traz para os seus leitores 10 dicas de exercícios que podem melhorar sua visão e até mesmo evitar algumas doenças:

Exercício 01 – Auto massagem na têmpora: com as pontas dos dedos, fazer massagens nas têmporas, ao lado das sobrancelhas. Repetir os movimentos por um a dois minutos todos os dias.

Exercício 02 – Auto massagem na testa: com as pontas dos dedos, fazer movimentos circular logo acima das sobrancelhas. Repetir o movimento um a dois minutos todos os dias.

Exercício 03 – Auto massagem no pescoço: com as pontas dos dedos das duas mãos lado a lado, apertar levemente a região do pescoço, logo abaixo da orelha. Repetir o movimento do outro lado. Tempo total dos dois lados: de um a dois minutos todos os dias.

Exercício 04 – Auto massagem no ombro: com a mão fechada sobre o ombro, aperta-lo levemente. Repetir o movimento no outro lado. Tempo total dos dois lados: de um a dois minutos todos os dias.

Exercício 05 – Palming: buscar um local confortável para apoiar os cotovelos e relaxar os ombros. Esfregar as duas mãos por cerca de 20 segundos para esquenta-las e então coloca-las espalmadas sobre os olhos fechados. Não pressionar, apenas encostá-las de forma suave. Permanecer assim por cerca de seis minutos. Fazer todos os dias.

Exercício 06 – Estimulação da visão periférica: Para esse exercício você vai precisar de um papel preto mais duro, tipo cartolina cortado no formato de 5 x 7 cm e uma fita crepe ou dupla face que será colocada atrás. Cole o papel entre as duas sobrancelhas, olhe para frente e faça movimentos de sobe e desce dos braços, sempre movimentando também os dedos. Repetir por cinco minutos todos os dias.

Exercício 07 – balanço longo: com o braço estendido a frente, olhe para a ponta do dedo indicador. Faça movimentos circulares com o braço, como se fosse um pendulo, sem retirar os olhos da ponta do dedo. Manter o braço sempre relaxado. Repetir de dois a três minutos todos os dias.

Exercício 08 – Exercício do olho mais fraco: Para esse movimento, você vai precisar de uma cama elástica, um óculos tapado com papel ou plástico preto do lado do seu olho mais forte (aquele que tem grau de lente menor) e uma bola de qualquer tamanho. O movimento pode ser feito de duas formas. Enquanto se pula na cama, uma pessoa joga a bola para o praticante do exercício, que a devolve. Ou a pessoa mesmo joga a bola para o alto ou de uma mão para a outra, enquanto pula na cama. Quem não tem cama elástica pula no chão mesmo. Não praticar por mais de cinco minutos de cada vez para não estressar o olho fraco. Repetir duas ou três vezes ao dia.

Exercício 09 – Estimulação pelo sol: de pé ou sentado, com o rosto em direção ao sol e de olhos fechados, vire a cabeça de um lado para outro (como se estivesse fazendo um movimento de não com a cabeça), banhando os olhos com a luz do sol. Faça um movimento lento e suave. Fazer por entre dez a vinte minutos sempre que houver sol.

Exercício 10 – Olhar a distância: pare e contemple algum ponto distante no horizonte por dez minutos, duas vezes ao dia. É importante piscar suavemente, respirar profundo e não deixar os olhos fixa em um único ponto, mas movimentá-los pela imagem.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.