Notícias

Conheça detalhes do programa Ronda Cidadã lançado pelo Governo do RN

Lançado oficialmente na última quarta-feira (22) no Centro Pastoral Padre João Perestrello, em Mãe Luíza, pelo governador Robinson Faria, o programa Ronda Cidadã, de ação preventiva, integra o trabalho da Polícia Militar, Polícia Civil e a comunidade. Mãe Luíza foi um dos três primeiros bairros a receberem o programa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), em parceria com outras Secretarias de Estado, inicialmente na Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), que compreende também Areia Preta e Petrópolis.

O programa foi uma das propostas de Robinson Faria durante sua campanha de governo. “Desde o primeiro dia em que assumi o Governo do Estado tinha em mente implantar esse projeto e não abriria mão dele”, disse o chefe de Estado, explicando aos moradores de Mãe Luíza que o programa se inspira em experiências que deram certo em outros países, como Colômbia e, mais perto, no estado do Ceará. “Nossa primeira medida foi valorizar os policiais militares e civis, dando-lhes promoções para motivá-los a trabalhar. Agora, estamos inaugurando a polícia integrada e preventiva, idealizada com a equipe de excelência da Sesed, que vai defender as pessoas, o comércio, as donas de casa, os estudantes. Polícia eficaz é aquela que evita o assalto, o roubo, o homicídio, o estupro”, enumerou ele.

O programa foi lançado oficialmente no bairro de Mãe Luíza (Foto: Divulgação)
O programa foi lançado oficialmente no bairro de Mãe Luíza (Foto: Divulgação)

A metodologia do Ronda Cidadã é trabalhar com duas frentes: a reativa e proativa. A primeira, contará com o pelotão atuando na prevenção e repressão qualificada, a partir do Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (viaturas), Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas, Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e pelo Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (Ciclo patrulhas); o segundo, com o pelotão proativo, o trabalho consistirá no acolhimento e inclusão social, por meio do Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadã de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência, que funcionará nos moldes da Lei Maria da Penha, da Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado) e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Somente naquela área, de pouco mais de 8,7 quilômetros, vivem aproximadamente 30 mil pessoas que, a partir de hoje contarão com a circulação de oito viaturas, uma van que servirá como base móvel, além das motocicletas e o trabalho de 112 policiais. Antes do Ronda Cidadã, aquela área contava apenas com uma viatura e 49 policiais.

Detalhes do Programa Ronda Cidadã

-Primeira zona de implantação do Programa Ronda Cidadã: Zona Leste;

-Bairros atendidos: Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis;

-População atendida estimada: 30 mil habitantes; -Domicílios atendidos (estimativa): 8.700;

– Disque Ronda: cada viatura terá um número de telefone visível no carro para que a população possa ligar diretamente e comunicar a ocorrência;

-Área de atendimento: 2 km²;

-Redução no tempo de resposta da ocorrência;

-Polícia Militar passa a atuar não apenas na consequência do problema, mas também na causa;

-Integração com o Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadão de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência (semelhante ao funcionamento da Lei Maria da Penha), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado);

– Base Móvel estará interligada com o sistema de videomonitoramento do Ciosp.

Estrutura do Ronda Cidadã

– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (8 viaturas);

– 1 base móvel;

– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas (3 motocicletas);

– Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (6 duplas para patrulhas);

– 112 policiais militares; – Dois pelotões de policiamento: reativo e proativo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.