Notícias

Conheça 7 dicas essenciais para montar um currículo eficaz e assertivo

A maioria dos recrutadores concorda que atualmente, mesmo em tempos de crise, currículos mal escritos e feitos com desleixo têm surgido com muito mais frequência do que nunca. Erros de português, fotos constrangedoras, informação em excesso e letras coloridas. A quantidade de problemas encontrados é enorme.

Para não cometer esses pecados, é preciso estar atento para corrigi-los antes de enviar aos recursos humanos, caso contrário, isso pode custar uma boa chance de emprego. Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, reuniu sete dicas para você evitar essas gafes e fazer um currículo eficaz e assertivo para conquistar aquela tão sonhada vaga de trabalho.

1) Formate de maneira inteligente

Além de bem escrito, as informações de um currículo precisam estar bem organizadas. Use margens amplas, uma fonte de texto limpa e utilize negrito e itálico de maneira seletiva, ou seja, apenas com o intuito de orientar os olhos do leitor para os pontos mais importantes.

2) Informações pessoais

Logo no início, coloque seus dados para que o recrutador tenha rápido e fácil acesso aos seus contatos atualizados, como nome, endereço, telefone e e-mail, idade e estado civil. Não é preciso incluir documentos como CPF, RG, carteira profissional ou título de eleitor – estes serão pedidos nas etapas seguintes ou caso o candidato seja contratado.

[xtopic title=”Veja também” layout=”1″ alignment=”left” count=”3″ condition=”latest” order=”DESC” tags=”” featured=”0″ ids=”46747, 46692, 46506″ cats=””]

3) Reforce suas qualidades e pontos fortes (mas do jeito certo)

Ao invés de criar uma longa e chata lista sobre todas as suas qualidades (disciplinado (a), criativo (a), engajado (a), perfeccionista, tente conectá-las com as experiências profissionais, demonstrando como os seus pontos fortes contribuíram para que você atingisse os objetivos do seu último trabalho.

4) Experiência profissional

Ressalte os cargos mais recentes, inclua data de admissão e saída, nome da empresa e cargo. Em poucas linhas, fale sobre sua experiência e realizações. Procure explicar os projetos que liderou e de quais participou e fale das metas atingidas.

5) Não minta

Se para cada mentira descoberta um recrutador ganhasse um real, os recursos humanos seriam a área mais bem remunerada do mundo. Além de ser uma atitude antiética, a maioria dos departamentos atualmente pesquisa a fundo o background de um candidato. Então evite até mesmo pequenas mentiras para não arruinar a sua credibilidade.

6) Seja sucinto

O tamanho ideal para um currículo é um assunto polêmico. A maioria dos empregadores e especialistas em recrutamento, no entanto, afirma que ele deve conter no máximo uma ou duas páginas. Basta ter em mente que, desde que toda a informação necessária esteja lá, quanto menor o seu currículo, melhor.

7) Revisão

Por fim, seja bastante criterioso e revise o texto com calma e atenção. Se possível, peça a algum amigo com mais experiência que avalie o seu currículo e aponte possíveis deslizes. Se necessário, contrate um revisor, mas não deixe passar erros de português e digitação.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.