Notícias

Confira 5 vitaminas fundamentais para a saúde

Para manter a saúde em dia e ter unhas e cabelos saudáveis, é preciso cuidar muito bem da alimentação e ingerir os nutrientes corretos, como proteínas, minerais, fibras e, principalmente, vitaminas. Nos processos relacionados à resposta imune, ao crescimento do músculo e também à saúde óssea, as vitaminas desempenham um papel fundamental e, por isso, são indispensáveis para todos aqueles que desejam manter uma boa saúde.

Para que o corpo continue desempenhando todas as suas funções, veja, abaixo, algumas vitaminas fundamentais em toda dieta!

Vitamina A

A vitamina A mantém a saúde dos ossos, faz bem para a vista, fortalece os dentes e também protege a pele contra os radicais livres. O nutriente também é conhecido pelo nome “retinol” e pode ser obtido de duas fontes diferentes: alimentos de origem animal (como leite, ovo, fígado e peixe) ou de origem vegetal (como abóbora, cenoura, manga e outros legumes e frutas de cor alaranjada, ou vegetais de cor escura, como couve, bertalha e brócolis).

Vitamina D

Para ter um nível equilibrado de vitamina D no organismo, a dica é simples: basta tomar sol (com bastante proteção). Desse nutriente, 90% são obtidos por meio da luz solar e os outros 10% são provenientes da alimentação. Nos alimentos, a vitamina D é encontrada apenas em algumas fontes específicas, como na gema do ovo, na manteiga, no fígado e em alguns peixes, como salmão, arenque e cavala.

Vitamina C

Você possui uma alimentação saudável, faz exercícios físicos com frequência, mantém-se hidratado e, mesmo assim, de vez em quando é surpreendido por um resfriado? A causa pode ser a falta de vitamina C no organismo, nutriente responsável pelo aumento da imunidade. É uma das vitaminas mais conhecidas, e pode ser obtida em frutas, como goiaba, acerola, caju, laranja, morango, e em legumes e vegetais, como pimentão, couve-flor, espinafre, couve e alface.

Vitamina B12

A vitamina B12 é indispensável para o bom funcionamento do metabolismo e para o bom funcionamento dos sistemas central e nervoso. Como o nutriente também é responsável pela formação das hemácias, sua falta pode ocasionar anemia megaloblástica. A vitamina pode ser encontrada nos derivados do leite, em ovos e em carnes em geral, tanto nas vermelhas quanto nas brancas.

Vitamina K

A vitamina K é uma das responsáveis pela coagulação do sangue, indispensável para curar machucados mais rapidamente. Essa é a principal função do nutriente, que é encontrado em maior concentração em vegetais de cor verde-escura, como brócolis, espinafre e couve.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.