Comunidade japonesa em Parnamirim comemora 60 anos

Em Parnamirim a comunidade nipônica (japonesa) do município comemorou nesta quinta-feira (07), 60 anos de sua chegada no Rio Grande do Norte. O grupo vive em Pium desde 1956, quando desembarcou no Brasil em busca de novas oportunidades.

A cerimônia de homenagem aconteceu no auditório do Sebrae. O evento reuniu japoneses, descendentes, representantes do Sebrae e o secretário de Turismo da cidade. A chegada dos Japoneses no estado ocorreu durante o período pós-guerra. Após um estudo feito pelo governo, Pium foi apontada como uma região com potencial para agricultura, por isso o local acolheu 10 famílias.

Kenji Matsunae chegou no município com a família aos 11 anos de idade e vive em Pium até hoje. “Vim para o Brasil com meus pais, aqui conheci minha esposa e criei meus filhos. Continuo morando em Pium, pois é um lugar muito tranquilo para se viver. Adoro o clima da região”, explicou.

O evento foi organizado pela esposa de Kenji. Gelza Matsunae é brasileira e admiradora da cultura japonesa “Decidi organizar o evento, pois é importante que os japoneses que vivem no RN mantenham sua cultura viva. O evento é uma forma deles se reencontrarem”, afirmou.

O secretário de Turismo do município afirmou que a presença do grupo em Pium é enriquecedora culturalmente e importante para o turismo local “A experiência de conviver com uma nova cultura é muito boa para os moradores da região e atrai turistas interessados em conhecê-los”, disse.

O evento contou com exposições de mangás, oficinas de bonsai, origami e Ikebana. Além de um momento de degustação da comida oriental. Nesta sexta-feira (08), as oficinas continuam no Sebrae. Os interessados devem ir até o local para participar das atividades.

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato (contato.portaln10@gmail.com) para solicitar a matéria!