Notícias

Complexo Eólico Vamcruz é inaugurado em Serra do Mel/RN

O Complexo Eólico Vamcruz foi inaugurado na última quarta-feira (29), no município de Serra do Mel, sendo o terceiro complexo eólico da empresa francesa Voltalia a entrar em operação no Brasil. Os outros dois são: São Miguel do Gostoso (RN-108 MW) e Areia Branca (RN-90 MW).

Na ocasião, o diretor-geral da Voltalia, Robert Klein, agradeceu ao Idema pelo desempenho, celeridade e compromisso na liberação dos processos de licenciamento, como também ao Governador Robinson Faria pela receptividade ao grupo Eólico. O empreendimento foi construído em 16 meses sob a responsabilidade dos investidores Voltalia/Encalso e Chesf.

Com potencial de produzir 450 GWh por ano, o complexo Vamcruz conta com um total de 31 aerogeradores fornecidos pela espanhola Acciona Windpower, cuja potência unitária é de 3 MW. A energia anual produzida pelo empreendimento será suficiente para atender mais de 200 mil famílias, e ainda reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano, segundo informações das empresas.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Parques Eólicos do Idema, Andréa Mércia, na atual gestão houve uma celeridade na liberação de processos de Energia que estavam parados no órgão. “Podemos citar as linhas de transmissão e subestação da Chesf, que com a liberação foram energizados oito parques na Serra de Santana, das empresas Gestamp e Iberdrola. Merece um destaque também, os processos do Complexo CUTIA composto por sete parques da empresa Copel que estavam parados desde 2012, e atualmente encontram-se em instalação no município de São Bento do Norte”, afirmou a coordenadora do NUPE, Andréa Mércia.

“Ressaltamos ainda a liberação dos complexos Facheiro da empresa Renova composto por 23 parques eólicos com geração total prevista para 486MW e o complexo eólico Santo Agostinho pertencentes a empresa Tractbel, composto por 24 centrais eólicas com geração prevista de 720 MW, nos municípios de Lajes, Pedro Avelino, São Tomé e Caiçara do Rio do Vento”, afirmou.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil, sendo responsável por 32% da energia que é gerada no país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.