Concurso Público

Como se preparar para o Concurso do INSS

Todo mundo já deve saber que esse é um dos concursos públicos mais disputados – e mais difíceis – que tem. Logo, ele requer uma preparação mais aprofundada e específica para ser aprovado. Abaixo, veja algumas dicas sobre como se preparar para se sair bem no concurso para Técnico do INSS: concorrência, o que estudar, material recomendado, como planejar os estudos e muito mais. Confira:

Concorrência do Concurso INSS

O concurso para Técnico do Seguro Social do INSS é sem dúvida um dos mais concorridos do país. Para se ter uma ideia, em 2011, a concorrência chegou à impressionante marca de 602,97 candidatos por vaga.

Concurso do INSS: Simulado gratuito para Técnico do Seguro Social

No entanto, não precisa desaminar com esses números, pense nisso como fator a estimular a sua preparação o máximo possível. A boa notícia é que apesar dessa concorrência, o INSS costuma chamar muito mais candidatos do que as vagas ofertadas. Prova disso é o concurso de 2011 que ofereceu 1.500 vagas e nomeou mais de 5 mil (5.020) candidatos durante o prazo de validade do concurso.

Vale a pena prestar o Concurso do INSS?

A carreira no INSS é muito desejada por vários fatores positivos, dentre os já conhecidos benefícios da carreira pública como estabilidade, salários atrativos, licenças entre outros, no INSS há benefícios como gratificação por desempenho, possibilidade de crescimento na carreira e ainda a imensa vantagem da possibilidade de poder trabalhar perto de casa por conta das inúmeras agências espalhas pelo país. Portanto, vale a pena todo o esforço para ser aprovado.

O que estudar para o Concurso do INSS?

As matérias que costumam ser cobradas na prova do concurso são:

Conhecimentos Gerais
Língua Portuguesa
Raciocínio Lógico
Noções de Informática
Noções de Direito Constitucional
Noções de Direito Administrativo
Ética no Serviço Público
Regime Jurídico Único
Conhecimentos Específicos
Direito Previdenciário

O foco maior de estudos sem dúvida nenhuma deve ser em Direito Previdenciário (Confira aqui, vídeo-aula gratuita) que exige conhecimentos aprofundados e é a matéria mais importante deste concurso (chega a representar mais de 60% da prova).

Além disso, essa matéria normalmente é o primeiro critério de desempate, o que num concurso concorrido como esse, pode ser determinante para a sua classificação.

Plano de estudos

O ideal é que você inicie seus estudos o quanto antes e monte um cronograma diário com essas matérias cobradas no concurso anterior e quando sair o edital veja se há algum assunto diferente a ser incluído.

Faça um calendário e defina uma disciplina por dia como em um sistema de ciclos e repita a disciplina de Direito Previdenciário mais vezes do que as outras por conta da importância dessa matéria. A recomendação é que pelo menos 50% do seu tempo total de estudo seja apenas para essa disciplina.

O planejamento é importante para te ajudar a manter a regularidade nos estudos. Veja um exemplo para tomar como base:

Segunda – Direito Previdenciário e Língua Portuguesa
Terça – Noções de Direito Administrativo e Raciocínio Lógico
Quarta – Direito Previdenciário e Noções de Direito Constitucional
Quinta – Noções de Informática e Regime Jurídico Único
Sexta – Ética no Serviço Público e Direito Previdenciário
Sábado – Revisões
Domingo – Simulados

Material de estudos

Para esse concurso a melhor recomendação é que se adquira uma Apostila Específica para conseguir estudar de maneira direcionada sobre todo o conteúdo.

E para Direito Previdenciário é importantíssimo que os estudos sejam bem mais aprofundados seguindo a mesma sugestão de livros direcionados a esse assunto. Então pesquise na internet, livrarias e bibliotecas, que você acha bons materiais.

Dica para o Concurso do INSS

E pra finalizar, uma dica extremamente importante é que seja incluído nos seus estudos para o Concurso do INSS a prática de simulados com questões de provas anteriores.

Através dos simulados você consegue identificar o que realmente cai na prova e quais pontos você tem mais dificuldade em assimilar. Dessa forma, você pode direcionar bem os seus estudos e não correr o risco de perder tempo estudando o que não há necessidade.

Com informações do Canal do Ensino

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.